Regulamento

Poderão inscrever-se para participar da Olimpíada Campinense de Matemática alunos regularmente matriculados em qualquer escola ou colégio do Estado da Paraíba que esteja cursando uma dos anos: 6º a 9º do ensino-fundamental, 1º a 3º do ensino-médio, e os alunos que não tenham ingressado em curso superior, tendo concluído o ensino-médio há menos de um ano.

A Olimpíada será realizada em três níveis:

NÍVEL 1 – 6º e 7º anos do ensino-fundamental;
NÍVEL 2 – 8º e 9º anos do ensino-fundamental;
NÍVEL 3 – 1º, 2º e 3º anos do ensino-médio.

 

2. A Olimpíada será constituída de uma prova inscrita abordando os seguintes conteúdos:

NÍVEL 1
Conjuntos: operações entre conjuntos, propriedades e representação geométrica. Sistema de numeração: base, valor absoluto e relativo. Operações: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiação, múltiplos, divisores, decomposição em fatores primos de números inteiros, MDC, MMC. Adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiação com números decimais. Operações com frações. Expressões numéricas. Igualdades e desigualdades. Sistema de medidas e suas unidades. Introdução à geometria: ponto, reta, semi-reta, segmento de reta, plano, ângulo, triângulo, quadrilátero, círculo e circunferência. Sistemas de equações do 1º grau.

NÍVEL 2
Equações do 1º e 2º graus; propriedades das raízes da equação do 2º grau. Sistemas de equações do 1º e 2º graus. Congruência e semelhança de triângulos. Relações métricas no triângulo retângulo e em um triângulo qualquer. Teorema das paralelas de Talles. Relações métricas na circunferência. Áreas de figuras planas. Mais o conteúdo do nível 1.

NÍVEL 3
Polinômios de uma variável real. Equações algébricas. Sistema de equações lineares, matrizes e determinantes. Máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum de polinômios. Números primos. Conjuntos. Geometria métrica plana e espacial. Geometria analítica. Trigonometria. Relações e funções. Progressões aritmética e geométrica. Logaritmo. Combinatória e probabiliade. Números complexos. Mais os conteúdos dos níveis 1 e 2.

 

3. Ao se inscrever, candidato concorda com este regulamento, assim como declara estar de acordo com as suas condições.

 

banner incricao