Prepare-se

As questões de olimpíadas de matemática envolvem criatividade e engenhosidade e por esta razão são tanto desafiadoras quanto interessantes. Como em qualquer atividade os primeiros passos são mais lentos e requerem mais esforço, mas com a prática tornam-se cada vez mais naturais. Aqui damos algumas dicas de como se preparar para participar da Olimpíada Campinense de Matemática, da Olimpíada Brasileira de Matemática e da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

 

I) Preparando-se para a Parte I da prova da OCM e a 1a fase da OBM, OBMEP:

Nestas provas as questões são de múltipla escolha e a melhor maneira de se preparar é resolvendo as provas dos anos anteriores. As provas são acompanhadas de gabarito e você pode conferir suas respostas. Deixe as 03 provas mais recentes para fazer um simulado medindo seu desempenho nas condições de tempo de cada prova.

II) Preparando-se para a Parte II da prova da OCM, a 2a e 3a fases da OBM e a 2a fase da OBMEP:

Nestas provas as questões exigem uma explicação detalhada de como a resposta foi obtida ou a demonstração de uma afirmação [veja o link o que é uma demonstração]. Aqui embora as soluções geralmente envolvam apenas conhecimentos básicos é importante estudar o material do “currículo básico da matemática olímpica” que contém resultados e técnicas que normalmente não são ensinadas no ensino fundamental e médio. Além disso, é importante resolver as questões dos anos anteriores e reservar as 03 provas mais recente para simular as condições da prova.

 

Você pode utilizar o nosso fórum para discutir questões e tirar dúvidas. (http://www.ufcg.edu.br/~ocm/index.php/forum/indice)
O material necessário para se preparar pode ser encontrado nos sites da OBM (www.obm.org.br), OBMEP (www.obmep.org.br) e da OCM (www.ufcg.edu.br/~ocm). Materiais didáticos e vídeo aulas podem ser encontrados nos links (http://poti.impa.br/) e
(http://www.obmep.org.br/para_saber_mais/na_ponta_do_lapis.html).