Lançamento do Livro
Clique na Imagem para fazer o Download do Livro
Fundamentos para o Ensino de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Fundamental II contém textos sobre ensino e aprendizagem de língua materna e literatura, assim como outros assuntos relativos aos implicadores tecnológicos para a atividade cotidiana escolar, relações de gênero nas interações modernas, dentre outros.
De certo, resulta do esforço integrador entre educadores envoltos no processo de formação multidisciplinar do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS/ Cajazeiras, vinculado ao Centro de Formação de Professores – CFP, da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG e integrante de uma proposta em rede nacional coordenada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.
A obra é eclética e congrega diversos especialistas das áreas de linguagem e linguística, língua materna e literatura, de diversas instituições superiores de ensino, todos com interface no trabalho didático/pedagógico de reflexão sobre problemas vivenciados no cotidiano da instrução e, por seu termo, temas pertinentes às práticas docentes no segundo ciclo do ensino fundamental, sempre com fulcro na aplicação didática de propostas teóricas que consolidam a formação docente. E assim, tem o objetivo fundamental de servir de canal interdisciplinar para apresentar os diversos pontos de vista desses especialista, forço integrador entre educadores envoltos no processo de formação multidisciplinar do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS/ Cajazeiras, vinculado ao Centro de Formação de Professores – CFP, da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG e integrante de uma proposta em rede nacional coordenada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.
Os sujeitos aqui implicados não parecem ter a pretensão de vislumbrar soluções práticas para problemas corriqueiros de estratégias de aprendizagem ou de constitutivos filosóficos, mas pontuam temas que foram constitutivos das suas práticas docentes em interações experienciais no que respeita às teorias e práticas em torno de questionamentos sobre seus processos de construções ideológicas...