Prof. Dr. Alexandre Martins Joca
Professor adjunto da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (Campus de Cajazeiras), atuando na área de Arte Educação, relações étnicorraciais e diversidades. Foi Professor Pesquisador dos cursos de Aperfeiçoamento em “Gênero e Diversidade na Escola” e “Educação em Direitos Humanos”, na Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com o Ministério da Educação. Graduado em Letras (2000) pela Universidade Federal do Ceará - UFC; Mestre (2008) e Doutor em Educação Brasileira (2013) pela mesma Universidade. Foi Consultor Especialista do Ministério da Educação (MEC/SECAD/CGDH) em Gênero e Diversidade Sexual. Faz parte dos grupos de pesquisa “Formação de Professores, Educação, Cultura e Sociedade” (UFCG), “Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Gênero, Identidade e Família - NEGIF (UFC)” e “Práxis, Educação e Formação Humana” (UFC/UECE). Atua principalmente nos seguintes temas: Gênero e diversidade sexual, políticas públicas e gestão educacional, educação sexual escolarizada, formação docente, juventude, movimentos sociais, pesquisa educacional e ensino da língua portuguesa. Em 2014, teve a tese de sua autoria “Levados por Anjos: modos de vida, educação e sexualidades juvenis” premiada com Menção Honrosa pelo “Prêmio Capes de Tese 2014”.
Profa Dra. Cristina Novikoff
Pós-doutorado em Educação pela FEBFE/UERJ (2013). Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela PUCSP (2006). Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro pela UERJ (2002). Especialista em Formação de Docentes para o Ensino Superior pela Universidade Gama Filho (2000) em Psicopedagogia na Educação pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (1998) e em Ginástica Escolar pela Fundação Oswaldo Aranha (1993). Graduada em Pedagogia pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (1990) e em Educação Física pelo Centro Universitário de Volta Redonda (1987). Atua na Universidade Federal de Campina Grande – UFCG/Cajazeiras. É líder do Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores - LAGERES/CNPq/UFCG. Assessora de Pesquisa do Centro de Formação de Professores /UFCG. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP/ HUAC).
Profa. Dra. Daise Lilian Fonseca Dias
Graduada em Letras (Língua Portuguesa, Língua Inglesa e respectivas literaturas) pela UFRN (1995). Possui mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2002); aperfeiçoamento em metodologia do ensino de língua inglesa pela Universidade do Texas/Austin (2006); doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Desde 2004 é professora da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA, atuando principalmente nas seguintes áreas: língua inglesa, metodologia de ensino de língua inglesa, literatura e feminismo, literatura e póscolonialismo, literatura e cinema, tanto graduação quanto na pós-graduação.
Prof. Dr. Elri Bandeira de Sousa
Possui graduação em História (1984) e em Letras (2002) pela Universidade Federal da Paraíba e Doutorado em Letras pela UFPB (2006). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando na linha de pesquisa, Mito e sociedade na literatura, com questões e temas como mito literário, ressonâncias míticas, história e mito em obras do gênero narrativo e do dramático.
Profa. Dra. Geranilde Costa e Silva
Professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira - UNILAB. Tenho Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Desenvolvo estudos na área da literatura africana e afro-brasileira; educação das relações étnico-raciais e escola. No Mestrado trabalhei com literatura africana e afro-brasileira junto a crianças de uma escola pública de Fortaleza - Ce. Já no Doutorado criei em parceria com o Núcleo das Africanidades Cearenses (NACE) a Pret@gogia, um referencial teórico-metodológico de base africano voltada a formação de professores/as para o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nos sistemas de educação.
Profa. Dra. Hérica Paiva Pereira
Possui graduação em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras Teresa Martin - São Paulo (1980) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2007). É professora Adjunta da UFCG, do Centro de Formação de Professores, Campus Cajazeiras – PB. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Semiótica, Formação continuada para professores de educação Infantil, Ensino da Língua Portuguesa para estrangeiros, Ensino da Língua Espanhola, tradução espanhol-português e na Educação à Distância.
Prof. Dr. Jorgevaldo de Souza Silva
Graduado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1999). Mestre em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e Doutor em Linguística pela UFPB / PROLING (2011). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Pragmática e Semântica
Prof. Dr. José Wanderley Alves de Sousa
Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1991), Mestrado em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e Doutorado em Língua Portuguesa e Linguística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente é professor retide da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa, com ênfase em Análise de Discurso e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: iniciação à docência, prática de ensino de língua portuguesa, leitura e mediação, literatura infanto-juvenil
Profa Dra. Lígia Regina Calado de Medeiros
Graduada em Letras pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB (1995). Possui Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB (2000). Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (2010), área de Literatura Brasileira. É Professora Adjunta da Universidade Federal de Campina Grande/UFCG, lotada na Unidade Acadêmica de Letras, Campus de Cajazeiras-PB. Tem experiência na Área, com ênfase em Literaturas de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Mulher na Literatura Brasileira, Representação do Feminino na Literatura e Relações de Gênero no Discurso Literário. Atualmente é Coordenadora do GAEL - Grupo Avançado de Estudos em Literatura - desenvolvendo a cada edição do grupo, e junto à PROPEX/UFCG a partir de 2016, importantes projetos de extensão e pesquisa com autores como Rachel de Queiroz, Clarice Lispector e João Guimarães Rosa. Da primeira, integra grupo de autores que compuseram o dossiê da escritora, lançado pela revista "Diadorim" (ISSN 1980-2552) em 2011. Do último, é autora e organizadora do livro: Há baile no sertão: Guimarães Rosa em obras revisitadas, publicado pela editora Ideia (2017); bem como autora do livro: Ave Diadorim: Imagética da mulher em Grande sertão: veredas, publicado pela editora Appris (2018), em edição impressa e igualmente em edição E-book. É Membro, ainda, do Conselho Editorial da Revista Linguagens & Letramentos (Mestrado PROFLETRAS) e uma das autoras e dos organizadores do livro: O entre-lugar na narrativa: teorias e estudos interculturais, publicado pela EDUFCG em 2016.
Profa. Dra. Luiza Marillac Ramos Soares
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (1994), especialização em educação: formação do educador (1999), mestrado em Saúde Coletiva (2002) pela mesma Universidade e doutorado em Educação (2011), na linha pesquisa Formação e Capacitação Docente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: representação social - formação do educador - educação infantil - educação infantil do campo - saúde do professor.
Prof Dr. Marcílio Garcia de Queiroga
Possui Mestrado em Literatura e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGL), da Universidade Federal da Paraíba (2005) e Doutorado em Estudos da Tradução pela Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET), da Universidade Federal de Santa Catarina. Seu interesse reside nas seguintes áreas de pesquisa: ensino e aprendizagem de língua inglesa, tradução de literatura infantojuvenil, voz do tradutor, estudos com base em corpora e tradução e ensino.
Profa. Dra. Maria da Luz Olegário
Doutora em Educação, mestre em Língua Portuguesa, especialista em leitura e produção de textos e graduada em Letras , pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora da Universidade Federal de Campina Grande e atua na área de Língua Portuguesa e Metodologia da Pesquisa. Tem projetos de pesquisa e extensão voltados para os seguintes temas: discurso, educação, gênero, direitos humanos, amor e violência.
Profa. Dra. Maria Nazareth de Lima Arrais
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1997); Graduação em Letras Português-Espanhol pela Universidade Estadual de Tocantins (2011); Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2007); Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Tem experiência em Língua Portuguesa e Linguística, com ênfase em semiótica.
Profa. Dra. Maria Vanice Lacerda de Melo Barbosa
Doutora em Linguística pelo PROLING - Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba / UFPB, Mestra em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba, Campus de João Pessoa - PB, Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental, possui Licenciatura Plena em Letras com Habilitação em Língua Vernácula e Língua Inglesa, professora da UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Campus Pau dos Ferros - RN.
Prof. Dr. Nelson Eliezer Ferreira Júnior
Doutor em Letras pela Universidade Federal da Paraíba e professor de Teoria da Literatura e Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Federal de Campina Grande (Câmpus de Cajazeiras). Desenvolve pesquisas em Literatura Comparada, especialmente sobre identidade e homoerotismo em narrativas literárias
Prof. Dr. Onireves Monteiro de Castro
Possui graduação em Lestras (1984), Pós-Graduação em Metodologia do Ensino Superior(1987) e doutorado em Letras (Língua Portuguesa e Linguística) pela Universidade Federal da Paraíba (2005). Atualmente é professor da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em língua materna e linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: educação - leitura - escrita, letramento, ensino - educação, discurso, linguística e alteridade.
Profa. Dra. Rose Maria Leite de Oliveira
Possui Graduação em Letras, Mestrado e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada e em Língua Portuguesa, trabalhando principalmente na área da Aquisição, processamento e desenvolvimento da linguagem, com atenção ao trabalho da leitura e da escrita infantil. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Centro de Formação de Professores - Campus de Cajazeiras, onde atua nas áreas de Língua Portuguesa e Linguística; é membro do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Literatura e ensino (GPLLE) e Líder e Coordenadora do Grupo de Pesquisas em Aquisição da Linguagem (GRUPALIN), ambos cadastrados no CNPq. É ainda membro titular do Conselho de Ética e Pesquisa (CEP) dessa Universidade.