10/11/06
UFCG participa de discussões sobre a criação de Licenciatura em Educação do Campo
A Universidade Federal de Campina Grande recebeu do Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade-SECAD, convite para desenvolver uma proposta de Licenciatura em Educação do Campo. O secretário de projetos estratégicos da UFCG, professor Márcio Caniello, representará o reitor da UFCG, Thompson Mariz, nestes dias 13 e 14 do corrente (segunda e terça-feira), em uma reunião no Ministério da Educação, para tratar de questões relativas à criação do referido curso de licenciatura.
O processo para elaboração de um curso de licenciatura voltado para a educação do campo foi instalado no âmbito do MEC, a partir da orientação das demandas advindas de 25 seminários estaduais de Educação do Campo, promovidos pelo Ministério de 2004 a 2005, e do Grupo Permanente de Trabalho em Educação do Campo, cujas atribuições entre outras, é apoiar e assessorar a Coordenação Geral de Educação do Campo da SECAD no que se refere a elaboração de políticas públicas em educação do campo.
Entre outras, o Grupo apresentou como demanda prioritária, a necessidade de elaboração de um Plano Nacional de Formação dos profissionais de Educação do Campo. Parte desse Plano materializou-se nas Diretrizes de Licenciatura em Educação do Campo, amplamente debatidas com as instâncias do MEC e responsáveis pela implementação de programas desta natureza. As Diretrizes obtiveram o respaldo dos secretários estaduais de educação, por meio do conselho que os une, o CONSED.
A UFCG foi escolhida para elaborar uma proposta de curso juntamente com outras seis universidades do País: Universidade Federal do Pará, Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal de Sergipe, Universidade de Brasília, Universidade de Minas Gerais e Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
O convite recebido pela UFCG se deu devido a existência de uma experiência exitosa voltada para a educação de camponeses, promovida no Cariri paraibano. Trata-se do Projeto Universidade Camponesa (UniCampo) que teve início no ano de 2003, com a realização do Curso de Extensão em Desenvolvimento Local Sustentável, que formou sua primeira turma no final de 2005. Como fruto deste projeto, foi criado na UFCG o Curso de Especialização em Desenvolvimento Rural Sustentável-CEDRUS, que encontra-se em pleno desenvolvimento e cujo objetivo é formar agentes de desenvolvimento com capacidade teórico-analítica e operacional para atuar e apoiar na gestão social das dinâmicas de desenvolvimento nos territórios rurais da Região Nordeste do Brasil.
Por Rosenato Barreto