Participaram da audiência os três senadores paraibanos, deputados federais e estaduais paraibanos, o Reitor Thompson Mariz, além da Reitora da UEPB, Marlene Alves, prefeitos de várias regiões da Paraíba, onde funcionarão os futuros campi.
O Reitor Thompson, disse que a audiência com o secretário-executivo do MEC foi positiva para a Universidade e acredita na sensibilização do governo em autorizar a criação dos novos campi da UFCG. Já o governador Cássio Cunha Lima afirmou que ficou extremamente gratificado com o gesto de união, sensibilidade e empenho da bancada paraibana no Senado Federal e na Câmara dos Deputados em torno da expansão do ensino superior no Estado.
Márcio Caniello informou que, com a criação dos novos campi, serão também criados novos cargos na UFCG, devendo os campi de Cuité e Sumé, beneficiados com a contratação de, inicialmente, 40 professores para cada instituição. "Poderão ser contratados até 40 professores, por ano, para cada campi, o que dá ao término de quatro anos, 160 professores por campus. Para Pombal, poderão ser contratados 100 professores ao final de quatro anos. Já para Itaporanga, seriam cerca de 120 nesse mesmo período", declarou Caniello.
O campus do Curimataú, a ser sediado na cidade de Cuité já está autorizado pelo MEC, que agora apreciará o Planexp, visando a autorização para o funcionamento dos campi de Sumé, Itaporanga e Pombal.
Por Rosenato Barreto