A SPE | Projetos da SPE | Fotos e Imagens | Entre em Contato | Página Inicial
 
Melhor visualização em 800 x 600 e 1024 x 768 pixels

Notícias

18/07/2005

Projeto de Expansão da UFCG será entregue ao Ministério da Educação

O Plano de Expansão Institucional (Planexp) da UFCG será entregue ao Secretário Executivo do Ministério da Educação, Fernando Haddad, nesta terça-feira, 19, em Brasília. Participarão da audiência o governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima, o Reitor da UFCG, Thompson Mariz e o Secretário de Projetos Estratégicos, Márcio Caniello, acompanhados da bancada paraibana no Senado e na Câmara dos Deputados, da prefeita de Sumé, Niedja Rodrigues, dos presidentes da AMCAP e do CODECAP, e dos demais prefeitos do Cariri paraibano. Também foram convidados para participar da audiência diversos prefeitos de cidades que fazem parte das microrregiões interessadas em abrigar novos campi da universidade e ainda os deputados Estaduais paraibanos.

A viabilização da audiência com o ministro é fruto de uma reunião realizada entre o Reitor da UFCG, o Secretário de Projetos Estratégicos da UFCG, os prefeitos do Cariri e o governador do Estado, realizada no último dia 5 do corrente, quando Thompson Mariz apresentou o Planexp ao governador, oportunidade em que solicitou o empenho do mesmo em encabeçar uma articulação suprapartidária em prol da expansão da Universidade no Estado.

"A idéia é sensibilizar o governo para que sejam criados novos campi na UFCG, principalmente o do Cariri, região onde teve início o processo de expansão da Instituição com a instalação de um campus avançado, no ano de 2003, onde ainda se realiza o Projeto Universidade Camponesa. Estamos unindo as forças políticas do Estado e a sociedade civil para promover o desenvolvimento do ensino superior na Paraíba", disse Márcio Caniello.

Conheça o Plano

O Plano de Expansão Institucional da UFCG (Planexp), que está sendo implementado através da Secretaria de Projetos Estratégicos (SPE), tem como objetivo levar a universidade a todos os recantos do Estado, atendendo a demanda de regiões onde inexiste a presença de instituições de ensino superior públicas, nas quais são observados os mais baixos níveis de escolaridade superior do Estado e, coincidentemente, baixos índices de desenvolvimento humano e econômico.

Como resultado do desenvolvimento do Planexp, já foi autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) a criação do campus do Curimataú e estão em andamento os estudos para a criação de novos campi , dentre eles, o do Cariri (na cidade de Sumé), do Vale do Piancó e o de Pombal. Com a criação desses campi , serão beneficiados estudantes de todas os municípios de influência das respectivas cidades que irão sediá-los.

Além da instalação desses novos campi , onde funcionarão cursos com foco nas sete disciplinas básicas: Letras, Matemática, História, Geografia, Biologia, Física e Química e o curso de Engenharia do Desenvolvimento (voltado para atender as potencialidades produtivas de cada região), também serão criados novos cursos nos atuais campi da Instituição, implementados programas de interação com o Ensino Médio, ampliação do número de vagas no vestibular e criação do sistema de cotas territoriais para acesso à universidade.

O Planexp já foi apresentado ao Conselho Universitário (CONSINI) e está sendo amplamente discutido com a sociedade, tendo sido apresentado em diversas cidades do Estado para políticos, líderes comunitários e sociais, entidades não governamentais e pessoas ligadas à área de educação.

Por Rosenato Barreto

 

 

Assessoria de Imprensa  
Telefone: (83) 3310-1545 / 3310-1568
 
E-mail: imprensa.spe@ufcg.edu.br
  Expediente SPE © 2005 - Todos os direitos reservados