O Projeto UniCampo já mostrou os seus efeitos. Enquanto a experiência-piloto gerou um potencial criador e pleno de iniciativas, o 2º ciclo consolidou o perfil de “agentes do desenvolvimento” em seus educandos. Estes, como sujeitos ativos de suas histórias, desejam a continuidade desta experiência que revela uma forte tendência de consolidar-se como uma iniciativa que extrapola o nível da extensão, caracterizando-se cada vez mais como uma fórmula pedagógica nova e original.
Foram rápidas as suas conseqüências. As reflexões e os constantes debates da equipe pioneira dessa iniciativa concluiu que se faz necessária a utilização de novas e potentes ferramentas que garantam a continuidade da experiência. Tais reflexões continuam perseguindo a originalidade: pensa-se num modelo educativo que seja condizente com a realidade de seus potenciais educandos. Neste sentido, nenhum dos modelos vigentes parece responder a esta realidade específica. E, assim, criar a partir de uma experiência bem sucedida parece ser a saída – seja na definição de um roteiro básico para a replicação do curso, seja na produção de materiais didáticos atrativos e com capacidade de disseminação através das Tecnologias de Informação e Comunicação, nesse sentido, a equipe pedagógica, através da Coordenação de Educação a Distância da UFCG, vem negociando parcerias e estabelecendo estratégias para a produção de conteúdos audiovisuais interativos que poderão ser utilizados tanto em sala de aula, quanto em processos pedagógicos à distância, seja na definição e implementação de um Curso Superior voltado para as características, projetos e interesses dos camponeses do semi-árido brasileiro, principal meta de todos aqueles envolvidos no Projeto UniCampo e prioridade da Universidade Federal da Campina Grande em seu plano de democratização e inclusão social.
Perseguindo os princípios já delineados pelo Projeto UniCampo, as experiências multiplicadoras poderão se efetivar de maneira singular em cada cidade ou região na qual o Projeto se instale. Esta parece ser uma oportunidade ímpar de fazer eclodir, em diversos lugares e em momentos sincrônicos, a Universidade Camponesa.
|