Image1\ Image2\ Image3\

Minicurso "Os discursos e a História: aproximações (in) tensas" - 1ª sessão

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

rozeane 2

A primeira sessão do minicurso "Os discursos e a História: aproximações (in) tensas", ministrado por Rozeane Lima no dia 22 de agosto, contou com a participação de estudantes da graduação e pós-graduação em Historia da UFCG e de outras IES.
O objetivo deste minicurso é tecer considerações iniciais sobre possíveis caminhos para uma análise de discurso, sobre as aproximações e distanciamentos entre a História e a Linguística, considerando as contribuições da linguística para o campo de saber do historiador e sobre as condições de possibilidade que permitiram a emergência da análise de discurso nos estudos históricos apresentando os principais aportes teóricos para quem pretende se aprofundar no tema.
Nesse primeiro encontro a historiadora dedicou-se a abordar questões como o alargamento do campo da História a partir de considerações presentes na obra "O campo da História", de José D'Assunção Barros, bem como apresentou reflexões salutares acerca das fronteiras interdisciplinares da História com a Literatura, a Filosofia e a Linguística. Sobre esta última, Rozeane pôde tratar da teoria do signo em Ferdinand de Saussure e como essa formulação teórica foi apropriada pelo campo da História, por exemplo.

rozeane 4

Rozeane indicou ainda que um dos principais elementos que devem estar presentes na análise do discurso é a desnaturalização dos conceitos e palavras que inserimos em nossos textos e análises. Nesse sentido, ela apontou para a importância de pensarmos a historicidade da língua, seus elementos constitutivos, suas regras e meios de produção de sentidos, seus sistemas de validação, etc.
Os slides usados pela historiadora durante todo o minicurso serão disponibilizados na página "Quinta às quinze PET História". Visite, veja e comente sobre nossas atividades nesse espaço.
A segunda e última sessão do minicurso será realizada na próxima quinta-feira, dia 29 de agosto. Nela, serão abordados os principais conceitos e categorias possíveis para a análise do discurso, as contribuições de Michel Foucault e outros aportes teóricos para esse tipo de procedimento de análise das fontes históricas.

Segue abaixo algumas referências bibliográficas básicas para quem tiver interesse em adentrar nesse campo de discussão.

ALBUQUERQUE JR., Durval Muniz de. História: a arte de inventar o passado. Ensaios de teoria da história. Bauru, SP: Edusc, 2007.

BARROS, José D’Assunção. História, espaço e tempo. Interações necessárias. Varia Historia.. 22, nº 36. p. 460-476, Jul/Dez 2006.

BARROS, José DAssunção. O Campo da História. Petrópolis: Vozes, 2008 (6ª ed.) DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. Mil platôs: Capitalismo e esquizofrenia. Vol.5. São Paulo,Ed. 34. 1997.

DERRIDA, Jacques. Gramatologia. Trad. de Miriam Schnaiderman e Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Editora Perspectiva, 1973.

FARGE, Arlette. Lugares para a História. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Petrópolis: Vozes. 1972.

___________. A Ordem do Discurso – Aula inaugural no College de France. Pronunciada em 2 dedezembro de 1970. São Paulo. Ed. Loyola: 1996.

___________ . As palavras e as Coisas: Uma arqueologia das Ciências Humanas. São Paulo: Martins Fontes. 1999.

_____________ . Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1996.

HALL, Stuart. Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Ed, 1997.

MACHADO, Roberto. Ciência e Saber: A trajetória da Arqueologia de Foucault. 2ª ed. Rio de Janeiro: Graal. 1982.

RAYNAUT, Claude. Interdisciplinaridade: mundo contemporâneo, complexidade e desafios à produção e a aplicação de conhecimentos. In: PHILIPPI, Jr., Arlindo; SILVA NETO, Antônio J. Interdisciplinaridade em Ciência, Tecnologia & Inovação. São Paulo - SP: Manole, 2011. P. 69 – 105.

SAUSSURE, F. de. Curso de Lingüística Geral. 2º. ed. São Paulo: Cultrix, 1995.

WHITE, Hayden. Meta-história: a imaginação histórica do século XIX. Tradução de José Laurênio de Melo. 2ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.