Image1\ Image2\ Image3\
 

Minicurso "História e Literatura" (1º dia)

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

gervácio 2

Na tarde da última quinta-feira, dia 04 de julho de 2013, o grupo PET História iniciou o minicurso

 "História & Literatura", que será promovido em quatro encontros. O primeiro dia contou 
com a participação do Prof. Dr. Gervácio Batista Aranha, da Unidade Acadêmica de História da UFCG, que também ministrará o segundo encontro, a ser realizado no dia 18 de julho.

gervácio 3

A exposição do professor Gervácio primou por uma localização em termos acadêmicos da interação da História com campos estéticos como a literatura, fotografia, cinema e teatro. Recortando sua abordagem e tratando mais especificamente da relação entre História e Literatura, ele destacou como este diálogo tornou-se cada vez mais possível a partir das novas possibillidades de fontes e  metodologias para a pesquisa histórica que se configuraram a partir do século XX.

gervácio 1

Dentre as diversas informações que o professor  pôde levar para o público presente, atentou para a dimensão estética do texto literário como sendo a característica que o define como pertencente a este gênero e não a outro. Provocou ainda reflexões sobre a escrita do historiador como também podendo (e em certo sentido devendo) ser portadora dessa dimensão poética e artística, tendo em vista apresentar uma narrativa interessante para o leitor da escrita da História.

gervácio 4

Do ponto de vista da pesquisa histórica tendo a literatura como fonte o professor alertou para o fato de que uma obra literária dificilmente deixa de evidenciar, em sua narrativa, elementos que possibilitem a identificação do contexto histórico em que ela foi produzida. Deste modo, afirmou ainda que uma obra literária considerada engajada facilita, sob vários aspectos, a tarefa de pesquisa do historiador, tendo em vista que constam de maneira mais evidente as informações que possibilitam historicizar a obra e identificar o contexto político, social, cultural, econômico, etc., em que ela foi escrita.
Uma das principais considerações feitas no primeiro dia do minicurso referiu-se ao fato de que, na pesquisa com fontes literárias, o elemento ou requisito primordial para o historiador é o fato de que ele precisa ser um leitor de literatura e gostar desse tipo de escrita. Assim, a pesquisa fluirá e acontecerá com prazer e com a sensibilidade necessária para buscar, neste tipo de fonte, as informações necessárias para realizar uma leitura do passado.