Image1\ Image2\ Image3\

Oficina de Leitura (2013)

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

Nosso grupo tem desenvolvido, desde o início deste ano, a oficina de leitura em teoria da História.
A atividade consiste num espaço de debate sobre alguns pressupostos teórico-metodológicos que orientam algumas pesquisas no campo da História Cultural, especificamente.

foto 1

A primeira obra que estamos lendo e discutindo este semestre é livro "A História Cultural: entre práticas e representações" do historiador francês Roger Chartier.

foto 2

A cada semana temos discutido dois capítulos e a metodologia é interativa e participativa, de modo que semanalmente um grupo de dois ou três petianos fica responsável por levantar aspectos para o debate e provocar algumas reflexões. Assim, todos têm tido a oportunidade de discutir e construir, coletivamente, um conhecimento acerca dos modos de conceber e praticar a história cultural.

foto 3

As oficinas têm contribuído de maneira relevante para o aprofundamento e a problematização de alguns conceitos importantes para o campo da História, bem como tem possibilitado a verticalização de leituras que ajudarão os estudantes em suas pesquisas individuais.

foto 4

A partir de abril nossas oficinas de leitura terão como tema central a discussão levantada pelo historiador francês Michel de Certeau em sua obra "A Invenção do Cotidiano - Parte 1 - Artes de Fazer".
Quem tiver interesse de participar, sinta-se à vontade!
Nossa oficina tem acontecido na terça-feira, das 14h às 16hs.