Image1\ Image2\ Image3\

PET de História recepciona os calouros do período 2012.1

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

100 7227

O PET (Programa de Educação Tutorial) do curso de História da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realizou entre os dias 27, 28 e 29 de fevereiro a recepção aos ingressantes no período 2012.1 do curso de História. O grupo PET é composto por alunos da graduação que desenvolvem a cada início de período atividades que visam contribuir para que os ingressantes no curso possam ter um espaço para receber informações e orientações para a sua atuação dentro da academia, com os direitos e deveres que ela confere aos estudantes.

A programação dos três dias contou com diversos momentos que propiciaram o intercâmbio de saberes e a participação de professores e alunos que já finalizaram o curso e estão inseridos no Programa de Pós-Graduação (PPGH) da UFCG.

No primeiro dia os calouros puderam conhecer as professoras Juciene Ricarte Apolinário, Eronides Câmara de Araújo e Regina Coelli Gomes do Nascimento, que acolheram os novos membros do curso e partilharam um pouco de suas trajetórias como pesquisadoras, socializando suas respectivas áreas de atuação. Em seguida, alguns alunos do PPGH/UFCG expuseram algumas informações sobre os grupos de pesquisa presentes na universidade.

A participação de alunos do Centro Acadêmico de História (CA) pode ser destacada como sendo de crucial importância para o estímulo ao engajamento dos novos alunos em espaços que os representam e referendam as necessidades e potencialidades dos discentes. A fala do presidente do CA, Marco Antônio, objetivou por apresentar este espaço para os novos alunos, de modo a informar sobre o comprometimento do CA no fomento e estímulo ao desenvolvimento de ações científicas, culturais, sociais, etc.

No segundo dia de atividade os alunos puderam contar com a presença do professor Iranilson Buriti (Unidade Acadêmica de História – UHIS), que pôde desenvolver com eles uma conversa que, notadamente, buscou estimulá-los para posicionarem-se de maneira proativa e consciente no novo espaço em que estavam adentrando, a universidade. Posteriormente, alguns alunos do mestrado puderam contribuir socializando com os calouros suas experiências, buscando pontuar as necessidades e dificuldades que certamente serão vivenciadas pelos estudantes, motivando-os, contudo, a compreender esse como sendo um processo de amadurecimento humano e profissional que embasará e contribuirá para a formação do futuro professor de História. Comentaram ainda sobre as potencialidades de cada um, que devem ser estimuladas e alvos de investimento e aprimoramento constante.

No terceiro e último dia o PET promoveu uma excursão por alguns espaços históricos de Campina Grande, que tem também um comprometimento com a preservação da História e da Memória locais. Foram visitados o Museu do Esporte José Aurino de Barros Filho, localizado no bairro José Pinheiro, o Museu do Algodão, na Estação Velha, e o Museu Histórico de Campina Grande, na Avenida Floriano Peixoto nº 895. Nestes espaços os estudantes puderam ter acesso a algumas informações básicas sobre a história local, bem como puderam visualizar possíveis fontes para suas futuras pesquisas.