UFCG assina protocolo de cooperação com a Anvisa

Instituição foi a primeira universidade pública brasileira a firmar parceria com a Anvisa

Foi assinado na última semana um Protocolo de Cooperação entre a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) objetivando o desenvolvimento de ações e parcerias através da Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais (UAEMa).

O reitor Thompson Mariz ressaltou a importância do protocolo e declarou que as ações desenvolvidas a partir desta parceria permitirão à UFCG continuar transformando o conhecimento produzido no âmbito acadêmico em benefícios para a sociedade.

Segundo o coordenador administrativo da UAEMa, Marcus Vinícius, os representantes da Anvisa presentes à assinatura do protocolo parabenizaram a universidade pelo excelente trabalho desenvolvido na área de biomateriais, ciência e tecnologia. Ele revelou que a UFCG foi a primeira universidade pública brasileira a firmar ações de cooperação com a Anvisa, e que desde o ano passado cerca de 12 estudantes do curso atuam como consultores da agência.

Ele informou ainda que a parceria já está proporcionando a instalação de um laboratório de biomateriais para elaboração de laudos técnicos para a Anvisa, financiado com recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) e da UFCG. Uma parte dos equipamentos já está na universidade.

“Por se tratar de um protocolo de cooperação não temos como citar valores, mas, em contrapartida, temos amplas possibilidades de parcerias que contribuirão, efetivamente, para o desenvolvimento e aprimoramento do curso de Engenharia de Materiais da nossa universidade”, afirmou.

Na condição de responsável pelo protocolo, Vinícius comunicou que a parceria também proporcionará pesquisas específicas na área de biomateriais; atividades de ensino, através da criação de um curso de pós-graduação destinado aos técnicos da Anvisa, entre outras possibilidades.

(Aluska Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 18/03/2010