Conferência Nacional de Cultura elege 32 prioridades

Professora da UFCG representou a Paraíba como delegada na Pré-Conferência Setorial sobre Patrimônio Imaterial

Após três dias de debates, foi encerrada no último domingo, 14, em Brasília, a II Conferência Nacional de Cultura (II CNC). Como resultado do encontro, foram eleitas 32 prioridades que nortearão as políticas públicas para o setor e aprovadas 95 propostas setoriais vindas das pré-conferências.

Ao todo, foram analisadas 347 propostas, apresentadas por artistas, produtores culturais, investidores, gestores e representantes da sociedade de todos os setores da cultura e de todos os estados do País. Mais de 200 mil pessoas estiveram diretamente envolvidas nas etapas estaduais e municipais.

Convidada do Ministério da Cultura (MinC) e do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Juciene Apolinário - única representante da Paraíba - atuou como delegada na Pré-Conferência Setorial sobre Patrimônio Imaterial.

“A proposta é realizar programas de reconhecimento, preservação, fomento e difusão do patrimônio e da expressão cultural dos e para os grupos que compõem a sociedade brasileira, especialmente os grupos sujeitos à discriminação e marginalização, tais como: indígenas, afro-brasileiros, quilombolas, assim como outros povos e comunidades tradicionais moradores de zonas rurais e áreas urbanas periféricas ou degradadas”,explicou.

Uma das estratégias propostas pela pesquisadora inclui a criação de programas de Educação Patrimonial articulados entre os poderes municipal, estadual, federal e os indivíduos vinculados às produções simbólicas locais no Brasil, objetivando a realização de cursos, oficinas e publicações de materiais didáticos que disseminem e reconheçam as práticas culturais imateriais (bens intangíveis - folguedos, rituais, saberes e fazeres populares de forma geral) e que sejam distribuídos nas instituições  de ensino.

CNC

Em sua primeira edição, em 2005, 1.192 municípios realizaram conferências, o que representou 21,42% do total das cidades brasileiras. Nesta segunda Conferência, nas etapas municipais e estaduais, observou-se um significativo avanço no processo participativo, uma vez que, de agosto a outubro de 2009, aconteceram 3.071 reuniões, ou seja, mais da metade do total dos municípios do País estiveram envolvidos.

Confira todas as 32 propostas prioritárias e as 95 propostas setoriais: por Eixo e por Setor.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 17/03/2010