topo_cabecalho
Grafiteiro francês ministrará oficina de light-painting na UFCG

Técnica substitui os tradicionais sprays por lâmpadas portáteis e gelatinas coloridas. Curso é gratuito e aberto à comunidade.

 

Os apreciadores do grafite terão uma oportunidade única neste mês de março, dia 31. A Unidade Acadêmica de Arte Mídia, da UFCG, em parceria com a Aliança Francesa, trará para Campina Grande o artista francês Marko 93, grafiteiro emblemático que contribuiu para a integração das artes urbanas na dinâmica da arte contemporânea.

 

Na ocasião, ele ministrará uma oficina sobre light-paiting, uma técnica que substitui os tradicionais sprays por lâmpadas portáteis e gelatinas coloridas, intervindo artificialmente em paisagens urbanas, imagens e objetos. “O artista tenta reproduzir os rastros luminosos deixado pelos faróis de carros numa foto batida de noite. Em sua arte, ele busca um processo que lhe permita dominar esses traços de luz no espaço e o resultado nas fotos”, explica o professor Carlos Alan, da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia.

 

As inscrições são gratuitas e já podem ser realizadas na sede da unidade acadêmica. As vagas são limitadas a 20 participantes.

 

A oficina está prevista para ser iniciada às 10h e os participantes produzirão fotos e vídeos com as técnicas apresentadas pelo artista. Na parte da tarde, Marko 93 irá produzir um mural com alguns artistas de Campina Grande, em lugar a ser definido.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3310.1219.

 

Marko 93

 

Marko construiu seu percurso inicialmente explorando o caligrafismo - mistura de caligrafia árabe abstrata e de grafite – tornando-se posteriormente referência ao desenvolver a técnica do light-painting.

 

Como muitos filhos do Hip hop, Marko 93 guardou a marca das influências deste movimento que lhe abriu as portas do mundo artístico. Vinte anos mais tarde, ele é um artista bem ancorado na sua época: polivalente com traços poliglotas, ele está sempre em busca de novos campos de aplicação.

 

Veja aqui um video com uma mostra do trabalho do artista.

 

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)


Data: 16/03/2010