CNPq abre inscrições para o Prêmio José Reis 2010

As inscrições para o Prêmio José Reis de Divulgação Científica foram abertas hoje (16). Concedido anualmente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), o Prêmio é destinado aos que contribuam significativamente para tornar a ciência, a tecnologia, a pesquisa e a inovação mais conhecidas do público.

Neste ano, o prêmio será atribuído à categoria Divulgação Científica e Tecnológica , que premiará um pesquisador ou escritor que tenha contribuído na divulgação da CT&I para o público leigo. O vencedor desta 30ª edição será agraciado com montante de R$ 20 mil e diploma, além de passagem aérea e hospedagem para participar da solenidade de entrega do prêmio na reunião anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada entre 25 e 30 de julho, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Os trabalhos inscritos serão julgados por uma comissão designada pelo presidente do CNPq, composta por quatro membros de sua livre escolha e outros quatro indicados pelas entidades Associação Brasileira de Divulgação Científica; Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência; Associação Brasileira de Jornalismo Científico; Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica, A ssociação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras e Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores. O resultado será anunciado pelo CNPq até 18 de junho. Para saber mais consulte o site http://www.cnpq.br/premios/2010/pjr/index.htm, ou o endereço eletrônico prêmios@cnpq.br .

História

O prêmio é uma homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador José Reis, falecido em 2002, aos 94 anos de idade. É concedido anualmente em sistema de rodízio a três modalidades: Divulgação Científica e Tecnológica, Jornalismo Científico e Instituição.

A diversidade dos vencedores ao longo de sua história - entre os quais veículos de comunicação, instituições de pesquisa, equipes de programas de televisão, além de pesquisadores e seus trabalhos individuais - comprova a importância do Prêmio José Reis em motivar a criação dos mais diferentes mecanismos de divulgação científica no Brasil.

As inscrições

Os interessados têm até o dia 14 de maio para enviar as inscrições. O endereço é: CNPq – Serviço de Prêmios , SEPN 507, Bloco B, Sala 203, Brasília – DF, CEP 70740-901. A documentação é composta por ficha de inscrição preenchida; currículo atualizado na Plataforma Lattes; justificativa em que se evidencie significativa contribuição à divulgação científica e tecnológica e cópia dos trabalhos mais importantes, no mínimo cinco e no máximo dez.

(Assessoria de Comunicação Social do CNPq)

Data: 16/03/2010