UFCG prepara programação de incentivo ao esporte

Alunos carentes, professores e funcionários terão acesso gratuito à academia.

Alunos, funcionários e professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), serão beneficiados com uma série de atividades esportivas durante 2010. As atividades estão sendo desenvolvidas pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC), através da Coordenação de Apoio Estudantil e do Setor de Esportes.

Um dos programas que está sendo elaborado é o Portal Saúde UFCG, que será lançado no final de março. O programa incentivará a prática de caminhadas, que serão realizadas na pista do Complexo Esportivo, de segunda a sexta, das 6h às 8h e das 16h às 18h. Os praticantes terão o acompanhamento de profissionais de educação física.

Academia

Outra novidade está na academia de ginástica. Este ano, estão sendo formadas turmas especiais para alunos carentes da UFCG, professores e funcionários da Instituição, que serão atendidos de forma gratuita.

Para os alunos carentes estão sendo disponibilizados três dias: segundas, quartas e sextas, das 9h às 10h. Para se cadastrar o aluno precisa apresentar apenas uma declaração do serviço social da UFCG. Já para professores e funcionários, está reservado o horário das 19h às 20h, também nas segundas, quartas e sextas. Para ter o benefício é necessário levar um documento que comprove o vinculo com a instituição.  Para quem não se enquadra nestes requisitos ou quer utilizar a academia em outros horários, a taxa custa R$ 15.

A academia de ginástica da UFCG funciona desde 1994 e oferece as seguintes modalidades: musculação, ginástica localizada, step e jump. Segundo o coordenador da academia, professor Flávio Farias, uma média de 100 pessoas utilizam os serviços do setor. “É preciso estimular a comunidade acadêmica para a prática de esportes. Os benefícios são muitos: melhora a estética, a pressão cardiovascular, reduz os níveis de colesterol, fortalece os músculos e articulações. É vantagem em todos os níveis”, declara.

Programa de Iniciação Esportiva

Também está previsto para o mês de abril o lançamento do Programa de Iniciação Esportiva direcionado aos professores, funcionários e estudantes da UFCG. Em princípio, o programa abrangerá duas modalidades: futebol de campo e tênis de quadra. Os critérios para inscrição dos alunos, faixa etária e turnos de funcionamento serão divulgados em breve.

Em junho será a vez do lançamento da I Colônia de Férias da UFCG. As atividades serão desenvolvidas no Complexo Esportivo e serão voltadas para os filhos de professores, funcionários e estudantes.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 15/03/2010