Governo inaugura segunda unidade de Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor

O secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira, inaugurou nesta quinta-feira (11) mais um Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor. A unidade foi implantada em Recife, com o apoio da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Esta é a segunda unidade de referência aberta nos moldes do Decreto 6.833/09, que criou o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal - Siass, em abril do ano passado. “O Siass chegou para preencher uma lacuna, a ausência de uma política nacional de saúde do servidor, articulada em nível central”, destacou Duvanier.

A unidade implantada funcionará no próprio campus da universidade. Para o reitor da UFPE, Amaro Pessoa Lins, o cuidado com a saúde do servidor é fundamental para o rendimento funcional na administração pública. “A atenção à saúde do servidor que antes parecia inatingível passa a ser uma realidade”, afirma.

O coordenador-geral de Seguridade Social e Benefícios da SRH/MP, Sérgio Carneiro, que tem conduzido as discussões de trabalho, explica que “a perspectiva é a de que perícias e laudos técnicos ambientais sejam feitos só nas unidades do Siass”.

Também ocorre em Recife, durante dois dias – quinta-feira e sexta-feira (12) – a 1ª Oficina dos Grupos de Trabalho de Implantação do Siass. Os grupos são formados por cerca de 200 participantes, servidores públicos representantes de diversos órgãos federais, de 23 estados. Eles discutem, entre outros temas ligados à saúde do servidor público federal, a implantação de unidades do Siass em suas cidades.

(Sitio do Servidor)

Data: 12/03/2010