topo_cabecalho
Seminário internacional discute gestão de hospitais de ensino

O Ministério da Educação e o Banco Mundial realizam na próxima semana, nos dias 17 e 18 de março, em Brasília, o Seminário Internacional sobre Gestão de Hospitais de Ensino. O objetivo é discutir tendências e boas práticas nacionais e internacionais em temas como governança e sistemas de informação em hospitais de ensino, marco regulatório, pesquisa e educação médica e de outros profissionais de saúde.

 

Participam do seminário reitores de universidades federais e dirigentes dos hospitais universitários federais. Além de especialistas do Banco Mundial e dos Ministérios da Educação, da Saúde e do Planejamento o encontro terá a participação de especialistas e gestores internacionais na área de hospitais de ensino, que apresentarão experiências de Portugal, Espanha e Estados Unidos. Experiências do estado de São Paulo e do Hospital das Clínicas de Porto Alegre também poderão ser avaliadas pelos participantes.

 

Rede federal

 

O Ministério da Educação é responsável pela gestão do sistema federal de hospitais universitários. O sistema é composto por 46 Hospitais Universitários vinculados a 32 instituições federais de educação superior. Além de prestarem atendimento à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), os hospitais universitários, muitas vezes, constituem a unidade hospitalar mais importante do serviço público de saúde nos estados.

 

O Seminário será transmitido ao vivo pela TV MEC http://tv.mec.gov.br/.

 

(MEC)


Data: 12/03/2010