Estudantes de Engenharia de Materiais avaliam Projeto Pedagógico durante Seminário

Evento conscientizou os alunos sobre a importância de participar do Enade

Cerca de 150 alunos do curso de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) compareceram ao auditório do Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, nesta sexta-feira, 12, para participar do I Seminário de Avaliação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Engenharia de Materiais.

Possuindo um total de 271 alunos matriculados atualmente no curso, o evento foi direcionado aos alunos veteranos, visto que, um dos objetivos foi fazer uma avaliação da nova estrutura curricular do curso, em vigor desde 2009.1.

Segundo o atual coordenador do curso, Reginaldo Severo, esta avaliação é uma exigência do Projeto Pedagógico que vale ponto para avaliação nacional do Ministério da Educação (MEC), que deverá ser realizada neste período, 2010.1.

O evento também teve como objetivo conscientizar os alunos a responder de forma adequada o questionário do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O resultado da última avaliação apontou uma queda e deixou o curso de Engenharia de Materiais com conceito 2. Uma das causas apontadas, segundo o professor, foi o fato de que muitos estudantes não responderam ao questionário.

De acordo com o professor Marcelo Rabelo, que na próxima semana estará assumindo a coordenação do curso, na composição do resultado do conceito dos cursos apreciados pelo Enade, cerca de 70% vem da avaliação dos alunos, seja a avaliação institucional, seja o próprio desempenho que eles têm na prova.

“Talvez tenha faltado a esses alunos a consciência de que a atitude de não responder as questões do Enade geraria impacto no conceito geral do curso e na própria vida profissional deles. Tenho convicção de que não foi por falta de capacidade que eles não tiveram um bom rendimento, pois temos excelentes alunos que possuem grande capacidade técnica, talvez o que tenha faltado foi essa conscientização”, explicou Marcelo.

O Enade é aplicado, anualmente, aos alunos dos cursos de graduação e integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) do MEC. O objetivo do exame é aferir o rendimento dos alunos dos cursos em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

O professor Reginaldo informou que em breve uma Comissão de Avaliação do MEC fará uma visita a UFCG para avaliar a infraestrutura, o corpo docente e outras características do curso.

“Essa será a oportunidade de mostrarmos que o resultado do último Enade não condiz com a realidade do curso de Engenharia de Materiais da UFCG, pois contamos com uma excelente infraestrutura, com um ciclo profissional de professores formados por doutores, além de excelentes alunos”, afirmou o atual coordenador.

A coordenação do seminário aproveitou a oportunidade e aplicou um questionário on-line com 30 questões, baseado ao utilizado pelo ENADE, que incluiu questões como: infraestrutura, corpo docente, iluminação de sala de aula, laboratórios, equipamentos, entre outros. Primeiro curso de engenharia a aplicar esse tipo de questionário, o objetivo foi fazer uma sondagem junto aos alunos e conscientizá-los para a próxima avaliação do Enade.

O seminário, realizado durante todo o dia, ainda teve uma palestra sobre “Avaliação Pedagógica”, proferida pela professora Roziane Ribeiro e divulgação de experiências de ex-alunos adquiridas durante estágios em empresas localizadas em cidades da Paraíba, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. O encerramento do evento foi feito pelo coordenador Reginaldo Severo.

(Aluska Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 12/03/2010