Projeto de Leituras Dramáticas da UFCG retoma as atividades com texto de Dias Gomes

Programa é extensivo a toda comunidade. Primeira apresentação está prevista para abril

Foram retomadas, neste mês de março, as atividades do Projeto de Leituras Dramáticas, uma ação extensiva do Curso de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) que envolve alunos e professores de diferentes cursos da instituição.

O projeto é baseado em atividades internas, de estudo e preparação das leituras, e externas, com a apresentação das leituras para o público. O objetivo é divulgar bons textos literários com a apresentação de leituras nos locais onde existam pessoas interessadas em prestigiá-las, seja no ambiente da própria UFCG ou em diferentes locais junto à comunidade, a exemplo de sedes de SABs, escolas, salões paroquiais, entre outros.

De acordo com a coordenadora do projeto e professora das disciplinas de teatro do curso de Arte e Mídia, Eliane Lisbôa, a leitura dramática permite ao público acompanhar um texto teatral como se estivesse assistindo a sua montagem, ainda que ele só esteja ouvindo a leitura. “São as falas dos personagens, com a devida intenção e emoção dada pelos intérpretes, que oferecem ao público todos os elementos necessários para a compreensão da peça”, explicou.

A professora, que também é diretora teatral, disse ainda que o projeto é uma forma simples e valiosa de divulgar bons textos e bons autores para o grande público. “Estamos optando, neste primeiro momento, por um trabalho de descoberta e divulgação de textos de autores brasileiros, e procurando divulgar uma dramaturgia que tenha alguma relação com a realidade de nossa região”, afirmou.

O primeiro texto desse ano do Projeto de Leituras Dramáticas, cuja previsão de apresentação ao público está prevista para abril, será o da peça O Santo Inquérito, de Dias Gomes, que trata de fato ocorrido na Paraíba, com a perseguição e o julgamento pela “Santa” Inquisição, da jovem Branca Dias.

Segundo Eliane, o Projeto de Leituras Dramáticas é aberto a toda a comunidade, seja ela acadêmica ou não. Os interessados em participar do estudo e apresentação das peças devem procurar a Secretaria do curso de Arte e Mídia ou comparecer diretamente ao local dos ensaios, que acontecem toda terça-feira, a partir das 16h, no auditório do DCE (acima do Restaurante Universitário), no campus de Campina Grande.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (83) 3333.4603, 3310.1219 ou 3310.1218.

(Aluska Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 11/03/2010