Equipe representa a UFCG em competição nacional de minicarros

Dos 66 bajas que disputaram a competição, o da UFCG ficou entre os 26 que finalizaram o percurso.

No ultimo dia 25 de fevereiro, uma equipe com 18 alunos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) participou da 16ª Competição Baja SAE Brasil – Petrobras. O evento, realizado em Piracicaba, no interior de São Paulo, serve como uma vitrine para os alunos dos cursos de engenharia de todo o Brasil mostrarem seu trabalho e talento.

Esta foi a segunda vez que a UFCG disputou a competição. A primeira foi há 7 anos, em 2003. “Este ano, dos 66 carros que participaram do evento, 40 não conseguiram concluir o percurso. A UFCG ficou entre as 26 que chegaram até o final”, comemora o coordenador do projeto, professor Juscelino de Farias, do Departamento de Engenharia Mecânica.

Para ele, a participação nesta competição vai além do objetivo de chegar em primeiro lugar. “Os alunos que participam de projetos como este são sondados por grandes empresas. Os juízes da competição são olheiros e funcionários de grandes grupos. E, além de aplicar os conhecimentos teóricos à pratica, os alunos crescem como profissionais e ficam mais preparados para entrar no mercado de trabalho”, observa.

É o que pensa também o capitão da equipe, Pedro Espínola, estudante do curso de Engenharia Mecânica. “Uma competição como a de Baja amplia os horizontes do estudante. O nível tecnológico é muito diversificado. Lá, nós trocamos informações de tecnologia com outros participantes. E no desenvolvimento do projeto, todos os alunos crescem juntos”, enfatiza.

A estudante de Engenharia Mecânica, Nayara Fernanda, foi a única mulher da equipa da UFCG e salienta que, na competição, todos são engenheiros. “Não existe distinções. Todos nós trabalhamos para um objetivo comum e isso contribui para nosso amadurecimento como profissional”, afirmou.

Planejamento

Para a edição do ano que vem, o coordenador do projeto, professor Juscelino de Farias, espera conseguir apoio da iniciativa privada para patrocinar a equipe.  “Gastamos R$ 7 mil na confecção do carro, sendo que metade foi patrocinada pelos próprios alunos”, disse.

Para ele, uma competição que projeta a universidade e o nome de Campina Grande em nível nacional, precisa de mais atenção e financiamento. “Só em participar da competição, todos nós: alunos professores e instituição, ganhamos visibilidade. E se chegarmos em primeiro lugar, teremos o direito de disputarmos a competição mundial nos Estados Unidos”.

Equipe Parahybaja

A equipe da UFCG é formada por 18 alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica e Desenho Industrial. O projeto do mini carro foi desenvolvido há cerca de um ano e meio.

Participaram da equipe os alunos Arthur Azevedo Ferreira, Daniel Anacleto Pereira, Danyllo Vieira de Lucena, Diego David Silva Diniz, Diego Levi Medeiros, Dimitri Beserra de Melo Sousa, Edjan Tomáz da Silva, Eduardo Alves Gomes, Felype Tavares Costa Meira, Iran da Silva Palmeira Filho, João Paulo Silva de Almeida, José Flávio Cruz do Bú, Márcio Rilton Vieira da Silva, Nayara Fernanda de Queiroz Ramos, Pedro Augusto Espíndola, Rafael Feliciano de Macedo, Raphael de Sousa Silva e Vinícius Ribeiro Leão.

(Gloriquele Mendes - Ascom/UFCG)

Data: 09/03/2010