Reitor da UFCG e governador tratam da expansão do ensino superior na Paraíba

O reitor da UFCG, Thompson Mariz, reuniu-se na manhã desta terça-feira, dia 2, com o governador José Maranhão, no Palácio da Redenção, em João Pessoa. Dentre os assuntos abordados, a instalação de pólos universitários no estado e a transformação do Hospital Regional de Cajazeiras em hospital-escola.

É proposta do reitor expandir a oferta de ensino superior na Paraíba através da criação de pólos universitários. “Se um campus é dispendioso, vamos buscar extensões para os campi que temos”, defendeu.

O Plano de Expansão Institucional (Planexp) da UFCG prevê estender a oferta de ensino superior a regiões do estado que apresentam um baixo Índice de Desenvolvimento Humano e onde há um grande número de jovens, na faixa etária entre 18 e 24 anos, que não estão freqüentando um curso superior.

No modelo de pólo universitário apresentado, município e estado entram com a estrutura física e serviços básicos; e a universidade, com o corpo docente. “Esses pequenos núcleos teriam o suporte para funcionamento de dois ou três cursos”, explicou Mariz, adiantando que tem planos de instalar pólos nas cidades de Itabaiana, Itaporanga, além de um colégio técnico em São João do Rio do Peixe.

Hospital

A transformação do Hospital Regional de Cajazeiras em hospital-escola também foi encarada pelo reitor como uma prioridade. “A assinatura do protocolo de administração tripartite do Hospital de Cajazeiras é de extrema importância para que o curso de Medicina que temos naquela cidade seja reconhecido pelo MEC”, destacou, lembrando que uma comissão do Ministério da Educação em breve estará avaliando o curso. “É indispensável mostrar que o hospital tem vínculo com a universidade e passe a ser referência na região”, disse.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 03/03/2010