Documentário aborda a arte de contar histórias com imagens

A arte de contar histórias por intermédio de imagens é o foco de Era uma vez, penúltimo episódio da série Como a arte moldou o mundo. O programa analisa a capacidade do cinema de transportar os telespectadores para outro mundo. Entre os temas abordados estão a origem dos elementos audiovisuais e as técnicas de contar histórias.

Nigel Spivey, historiador da arte e palestrante da Universidade de Cambridge, é o apresentador do programa, que mostra manifestações artísticas e os seus reflexos na formação histórica do ser humano. O objetivo é que o público compreenda a capacidade do homem de explicar o mundo por meio dos símbolos artísticos, como a pintura, a escultura, a interpretação.

Combinando aspectos de história, arqueologia, sociologia e estética, Spivey comanda um documentário que atravessa 100 mil anos de história: das vastas galerias de arte pré–histórica nas cavernas até as  pinturas na pedra dos africanos e índios americanos; dos tesouros do Egito Antigo e da Grécia Clássica direto à cultura pop e às imagens de propaganda que nos bombardeiam na era digital.

Produção da BBC britânica, o programa será exibido pela TV Escola na quinta-feira, 25, às 21h. Para mais informações, deve-se acessar a página do episódio, disponível somente em inglês.

A TV Escola pode ser sintonizada via antena parabólica (digital ou analógica) em todo o país e no Portal do MEC. O sinal está disponível também nas tevês por assinatura via Embratel (canal 123), Sky (canal 112) e Telefônica (canal 694).

(Assessoria de Imprensa da Seed)

Data: 25/02/2010