topo_cabecalho
UFCG intermediará convênio para levantamento do potencial eólico da Paraíba

O projeto permitirá prever a capacidade de geração de um parque eólico no Estado

 

Na manhã desta sexta-feira, 26, no Palácio da Redenção, em João Pessoa, será assinado o convênio “Levantamento do Potencial Eólico do Estado da Paraíba”. O acordo será assinado pela Eletrobrás e a Chesf e intermediado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e pela Associação Técnico-Científica Ernesto Luiz de Oliveira Junior (ATECEL). Entre os objetivos do convênio estão o desenvolvimento de ferramentas que permitam prever a capacidade de geração de um parque eólico na Paraíba e a elaboração do Atlas Eólico do Estado.

 

O coordenador administrativo do Departamento de Engenharia Elétrica da UFCG, Antonio Marcus Nogueira Lima, disse que a energia eólica é vantajosa, pois é uma energia limpa que não gera resíduos e cujo impacto ambiental (instalação de aerogeradores) é relativamente baixo.

 

Segundo ele, a elaboração do Atlas Eólico da Paraíba permitirá determinar em que regiões do Estado é viável a instalação de uma usina de geração de energia eólica. Esse levantamento será feito através da instalação de torres de medição, dotadas de equipamentos capazes de monitorar diuturnamente amplitude e direção de vento, temperatura e outras variáveis meteorológicas.

 

“Estes dados serão armazenados e servirão para atualizar modelos de previsão de ventos que permitirão estimar as condições de vento nas áreas não monitoradas do Estado da Paraíba”, afirmou Antonio Marcus.

 

A execução do projeto está sendo realizada por três grupos de pesquisa, sendo dois do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) e um do Departamento de Ciências Atmosféricas (DCA) da UFCG. A coordenação geral do projeto está sob a responsabilidade do Prof. Dr. Maurício Beltrão de Rossiter Corrêa, do DEE.

 

Entre os demais objetivos do convênio estão: o desenvolvimento de ferramentas de monitoração, destinadas a empreendimentos eólicos, através de dispositivos móveis; a criação de tecnologias dedicadas ao controle e conexão de aerogeradores ao sistema elétrico; e a análise do impacto da inserção de aerogeradores no sistema elétrico da Paraíba.

 

De acordo com o diretor de Tecnologia da Eletrobrás, Ubirajara Rocha Meira, o primeiro leilão de energia eólica, realizado em dezembro do ano passado, foi um sucesso, nele se comercializou 1.800 MW de capacidade instalada da referida energia.

 

O público alvo do Atlas Eólico da Paraíba serão empresas, instituições e profissionais interessados em instalação/exploração da energia eólica. O projeto está no sexto mês de execução e a previsão para conclusão e lançamento é de três anos.

 

(Aluska Araújo - Ascom/UFCG)


Data: 25/02/2010