Sexo e relacionamento são temas de livro de professor da UFCG

Obra de Marcelo Alencar é a primeira de uma série de cinco que serão lançados até o final do ano

Contribuir para o entendimento da natureza dos relacionamentos sexuais e sociais, tratando de assuntos que interessam pessoas de todas as idades, de forma divertida e informativa, é a finalidade do livro Sexo Conexo, um romance de autoria do professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Marcelo Sampaio de Alencar, que será lançado dia 12 de março em Recife (PE).

O lançamento acontecerá às 19h, na Livraria Saraiva do Shopping Center Recife. Na ocasião, Haverá um show com voz e violão com Bertrand e Deborah e uma noite de autógrafos. Segundo Alencar, Sexo Conexo é um livro diferente, com muitas informações e referências para consultas e trata-se de uma divulgação científica sobre evolução, sexo e relacionamento, em formato de romance com glossário de termos científicos e ampla bibliografia.

Nas 157 páginas, o autor apresenta modelos biológicos ou sociais de funcionamento dos seres humanos, em relação às atividades de relacionamento entre sexos. Os modelos são tanto heurísticos, baseados em experimentos reais, quanto hipotéticos, obtidos por meio de análise teórica, e buscam, na medida do possível, refletir as características humanas de forma racional. O livro discute ainda o comportamento humano, a evolução, a origem do estímulo sexual, o desejo, o amor, o genoma, a reprodução, a gravidez, os filhos, a lealdade, a fidelidade, a prostituição, os mitos, as religiões, a vida e a morte.

“Esses modelos decorrem de premissas básicas para a existência de qualquer espécie, como a reprodução e a autopreservação. Modelos sociais são, intrinsecamente, aproximações da realidade, diferente de soluções matemáticas, que são sempre exatas”, relata o autor, enfatizando que escrever sobre tal assunto não é demérito para as ciências sociais, porque modelos aproximados da natureza são usados com sucesso em Engenharia e Biologia, assim como em Física.

Apesar de ser da área de Engenharia Elétrica, Marcelo Alencar é um escritor exemplar ao tratar de diversos temas. Há dez anos escreve uma coluna, chamada Difusão (de divulgação científica), no JC On Line, de Recife. “Sair da minha área e seguir uma trilha de escritos literários e de conhecimentos em humanas foi um projeto que idealizei para colocar em prática este ano, e o Sexo Conexo é o primeiro de uma série de cinco livros que lançarei até o final de 2010”, comenta.

Os próximos empreendimentos literários e de conhecimentos na área de humanas que estão sendo preparados pelo professor são: um livro de poesias, um de Jornalismo Científico, outro de História da Comunicação e o um sobre Direito da Comunicação.

Um detalhe importante dentro deste projeto, de iniciativa do próprio Alencar, é doar metade da renda arrecadada com a venda dos livros para três instituições beneficentes, uma delas em Campina Grande: O Instituto dos Cegos, e duas em Recife: o Círculo do Coração (que trata de crianças cardiopatas) e a Em Cena, Arte e Cidadania (voltada a meninos de rua).

Sobre o autor

Marcelo Sampaio de Alencar nasceu em Serrita, Pernambuco, formou-se em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, e Ph.D. em Engenharia Elétrica pela University of Waterloo, Canadá. Trabalhou na Faculdade de Engenharia da Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (UDESC), no Departamento de Engenharia Elétrica da UFPB e, desde 2002, trabalha no Departamento de Engenharia Elétrica da UFCG, no cargo de Professor Titular.

Fundador e presidente do Instituto de Estudos Avançados em Comunicações (Iecom) e foi diretor, conselheiro e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT).

Livros publicados

Probabilidade e Processos Estocásticos, Televisão Digital, Telefonia Celular Digital Telefonia Digital e Sistemas de Comunicações, pela Editora Érica Ltda. Princípios de Comunicações, pela Editora Universitária, UFPB. Digital Television Systems, pela Cambridge University Press. Communication Systems, pela Springer. Historical Evolution of Telecommunications in Brazil, para a IEEE Foundation (ensaio).

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)