Programa de Bolsa Auxílio inscreve a partir desta segunda

São oferecidas 300 novas bolsas no valor de R$ 250

Serão iniciadas nesta segunda-feira, 22, prosseguindo até o dia 5 de março, as inscrições de candidatos que queiram concorrer a uma das 300 novas bolsas oferecidas pela Pró-reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC) da UFCG, através do Programa de Auxílio ao Ensino de Graduação, no âmbito do Reuni.

Com estas, o número de bolsas concedidas pela instituição através do programa passará a 650. Cada bolsa auxílio, de R$ 250 mensais, terá uma vigência de seis meses (março a agosto de 2010).

As inscrições serão realizadas na PRAC, Bloco AB, 2º andar, no campus de Campina Grande, e nas diretorias dos centros de ensino, nos campi de Cajazeiras, Cuité, Patos, Pombal, Sumé e Sousa.

A seleção dos candidatos será feita por uma comissão composta por assistentes sociais e psicólogas da UFCG, mediante análise documental. A previsão é de que o resultado seja divulgado no próximo mês de março.

Segundo o professor Antonio Gláucio, coordenador de Apoio Estudantil da UFCG, um dos objetivos do programa é reduzir as desigualdades socioeconômicas entre os graduandos, contribuindo assim para a melhoria do desempenho acadêmico e agindo, preventivamente, nas situações de repetência e evasão, decorrentes da insuficiência de condições financeiras.

Para ele, os programas e projetos de assistência estudantil devem ser desenvolvidos como instrumentos de acesso e permanência dos estudantes nas instituições públicas, “tendo como pressuposto ações articuladas com o ensino, a pesquisa e a extensão”.

O estudante selecionado terá direito a continuar com o auxílio nos períodos seguintes, desde que comprove aprovação em, no mínimo, cinco disciplinas por período, quando de curso diurno, e no mínimo quatro disciplinas, quando de curso noturno.

Só pode requerer inscrição no programa o estudante que não estiver incluído em outro programa acadêmico da instituição (exceto como participante voluntário) e que não seja beneficiário de outros programas de assistência estudantil.

A seleção dos alunos também irá considerar, além dos critérios socioeconômicos, outras prioridades, como o fato do aluno ser oriundo da rede pública de ensino; da rede particular de ensino, se mantido com bolsa de estudo, ou se é matriculado em curso de licenciatura.

Veja aqui o edital completo.

Ficha de inscrição

(Com dados da PRAC/UFCG)