Programas de Pós-Graduação da UFCG são aprovados pela Capes

Alunos receberão formação em nível de pós-graduação sob condições especiais

Foram divulgados na última sexta, 12, os resultados de dois programas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) de incentivo a pós-graduação, nos quais a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) recebeu a aprovação de três propostas.

Programa Dinter-NF

O Programa de Doutorado Interinstitucional Novas Fronteiras (Dinter-NF) tem como objetivo oferecer a um grupo ou turma de alunos a formação em nível de doutorado, sob condições especiais. O programa foi destinado a instituições de ensino superior (IES), federais ou estaduais, pertencentes às regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste.

Entre as 48 propostas aprovadas, o resultado do (Dinter-NF), trouxe a UFCG como a instituição receptora no programa de Doutorado a ser desenvolvido na modalidade de Medicina e Saúde. A instituição promotora é a Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O edital do Dinter-NF estabeleceu três categorias de instituições participantes: a instituição promotora, responsável pela coordenação acadêmica e garantia do padrão de qualidade do curso correspondente; a instituição receptora; em cujo campus ou unidade de ensino será realizada a maior parte das atividades relativas ao projeto de pós-graduação interinstitucional; e a instituição associada, que pode se juntar à instituição receptora como beneficiária do projeto.

Veja a lista.

Programa Minter/Dinter

Já o Programa de Apoio à Realização de Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu Interinstitucionais para a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, nas modalidades de mestrado (Minter) e doutorado (Dinter) visa viabilizar a formação, em pós-graduação stricto sensu no país, do pessoal permanente pertencente à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPT).

No resultado deste, a UFCG conseguiu a aprovação de 2 propostas das 33 selecionadas. Uma na área de Recursos Naturais e outra na área de Engenharia Agrícola.

O Programa Minter/Dinter é uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

Para este, a Setec disponibiliza R$ 7,2 milhões em recursos de custeio e bolsas. Cada projeto deve ter os valores máximos de R$ 150 mil por ano e de até R$ 300 mil por projeto.

Veja a lista.

(Aluska Araújo - Ascom/UFCG, com dados da Capes)

Data: 17/02/2010