Projeto Dramaturgia no CUCA integra programação no 19º Encontro da Nova Consciência

No próximo sábado, 13, através de articulação realizada pelo Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA-CG), dentro do projeto “Dramaturgia no CUCA”, a professora Drª. Eliane Lisboa, do Departamento de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), irá integrar a mesa-redonda “Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental”. A atividade acontece às 9h, no SESC - Centro, dentro da programação do 19º Encontro da Nova Consciência.

Além da professora Eliane, integram também a mesa Marcelo Barros (Monge Beneditino), Talden Farias (Advogado) e Daniel Duarte (Museu do Semi-árido). Durante sua fala, Eliane Lisboa abordará a sustentabilidade em termos de arte e cultura, ressaltando a importância de se compreender o próprio termo sustentabilidade, tratando de duas perspectivas essenciais, a sustentabilidade em sua forma ampla e a perspectiva de uma atividade sustentável, que gere formas de continuidade em si mesma.

“Será que se pode hoje conscientemente pensar em arte sem pensar no nosso papel diante desta crise cada vez mais aguda, que pede uma mudança geral de comportamento da sociedade humana como um todo? Onde se coloca o artista diante disto, na sua busca incessante por garantir também a própria sustentabilidade de seu trabalho?”, questiona Eliane, e ressalta também que “os princípios éticos do homem, não apenas como ser social, mas como ser planetário, precisam ser observados”.

A participação de Eliane Lisboa está inserida nas atividades do projeto “Dramaturgia no CUCA”, aprovado no edital “Interações Estéticas”, financiado pela Fundação Nacional de Arte (FUNARTE). O projeto visa a realização de um curso de Dramatização no CUCA, com enfoque na prática teatral dos dramaturgos Bertolt Brecht e Augusto Boal. A metodologia conta com seminários, oficinas e palestras, práticas de jogos e exercícios teatrais, culminando com a montagem de algumas cenas.

Segundo o Coordenador de Cultura do CUCA-CG, Ítalo Jones, “a participação do CUCA no Encontro da Nova Consciência é de suma importância na perspectiva de fortalecer o evento, que consegue aglutinar uma pluralidade de culturas, refletindo e discutindo no intuito de construir uma sociedade mais solidária”. Ítalo relata também, a importância da participação de outras entidades da sociedade civil, para o crescimento e fortalecimento do evento na cidade de Campina Grande.

Eliane Lisboa

A professora Eliane Lisboa é diretora de teatro, dramaturga e dramaturgista, com mais de 30 anos de experiência na área teatral. Durante os anos 83/84 defendeu mestrado junto à Universidade de Paris X-Nanterre, sobre as experiências do Teatro do Oprimido na França, acompanhando Augusto Boal no tempo em que ele esteve exilado naquele país. Defendeu tese de doutorado na Unicamp, sobre a obra de Carlos Alberto Soffredini.

Durante cerca de doze anos Eliane Lisboa foi responsável pela cadeira de dramaturgia no curso de Artes Cênicas da Udesc em Florianópolis e por quatro anos dirigiu a Cia. Teatral Jogral em Santa Catarina, hoje é professora concursada do Departamento de Arte e Mídia da UFCG.

Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA-CG)

Rua Paulo de Frontim, s/n – Açude Velho. Campina Grande – PB.

cucacampina@gmail.com

comcuca.blogspot.com

Diretoria de Comunicação

Contatos: (83) 8841-5270 – Marcos Moraes – (jmb.reimaster@gmail.com)