Programa oferta até 300 bolsas para estágio

Aberto edital que seleciona até 300 docentes, pesquisadores e estudantes de pós-graduação para participar de programa de estágio na Espanha. Parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Fundação Carolina, o edital do Programa Estágio de Curta Duração foi publicado no Diário Oficial da União no último dia 1º, e as inscrições ocorrerão até o dia 12 de março.

As atividades serão iniciadas ainda este ano e as modalidades de bolsa apoiadas são doutorado-sanduíche e pós-doutorado, com duração de no mínimo três e no máximo doze meses, improrrogáveis.

As inscrições devem ser feitas por meio do preenchimento do formulário de inscrição on-line disponível no site da Capes. Além do formulário, devem ser anexados eletronicamente os documentos especificados no edital para cada uma das modalidades.

A seleção passa por quatro fases: verificação da consistência documental; análise do mérito científico da candidatura; priorização das candidaturas pelo grupo assessor especial da Diretoria de Relações Internacionais de Capes; e reunião conjunta entre a Capes e a Fundação Carolina, para decisão final. A divulgação dos resultados está prevista para o dia 15 de abril e será publicada no site na Capes.

Benefícios

Os contemplados com a bolsa receberão mensalidade no valor de € 1.300, para doutorado sanduíche, e € 2.100, para pós-doutorado, paga exclusivamente nos meses de efetiva permanência no território espanhol. Além desta ajuda de custo, o estudante recebe seguro saúde e auxílio instalação, ambos pagos em uma única parcela no Brasil, e passagem aérea.

(Capes)

Data: 12/02/2010