Programa incentiva inserção de cursos de graduação brasileiros no cenário internacional

Até o dia 25 de março, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) seleciona consórcios universitários binacionais em todas as áreas do conhecimento para promoção de intercâmbio em nível de graduação, em parceria com o Fund for the Improvement of Post Secondary Education (Fipse) do Departamento de Educação dos Estados Unidos.

A seleção será realizada em quatro etapas de caráter eliminatório, sendo que as três últimas também têm caráter classificatório. São elas verificação da consistência documental, análise do mérito, priorização e seleção final em reunião conjunta entre as agências de fomento.

Aberto às instituições de ensino superior (IES) reconhecidas, públicas e privadas sem fins lucrativos, o programa é focado exclusivamente ao apoio em nível de graduação. O objetivo é auxiliar a inserção dos cursos de graduação das IES brasileiras no cenário internacional, mediante a modernização curricular, o reconhecimento mútuo de créditos e o intercâmbio docente/discente. Está prevista a aprovação de até 15 projetos de quatro anos cada.

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, na página no programa Capes/Fipse. A divulgação dos resultados está prevista para agosto/setembro deste ano e o início das atividades para os meses de setembro, outubro e novembro.

Candidaturas

Para participar, é necessária a inscrição de, no mínimo, duas instituições de ensino superior de cada país. Uma delas será denominada instituição principal e as demais denominadas instituições associadas, as quais obrigatoriamente deverão ser de unidades federativas distintas da principal.

Além disso, as propostas devem aproximar as estruturas curriculares nas áreas objeto dos projetos de consórcios, oferecer possibilidades de maximizar o potencial acadêmico do programa e o impacto profissional da experiência de intercâmbio aos estudantes de ambos os países, demonstrar caráter inovador, conjugar os interesses institucional, regional e nacional, permitir o aprendizado da língua do país parceiro e a exposição às culturas dos dois países, oferecer possibilidades de estágios de treinamento no âmbito do projeto, quando possível e possibilitar o incremento da cooperação interinstitucional, de modo a torná-la permanente.

Benefícios

Os projetos selecionados recebem apoios para missões de trabalho, missões de estudo e até R$ 10 mil anuais para materiais de consumo. Os recursos serão geridos pelo coordenador principal do projeto, em consonância com a Portaria nº 028, de 27 de janeiro de 2010, disponível aqui. A critério da Capes, um ou mais coordenadores de projetos aprovados nesta seleção poderão ser convocados para organizar seminários, fóruns ou reuniões de trabalho, recebendo auxílio financeiro para tanto.

Mais informações pelo e-mail fipse@capes.gov.br

Confira o edital (http://www.capes.gov.br/editais/abertos/3582-capesfipse)

(Capes)

Data: 12/02/2010