Abertas na UFCG inscrições de projetos no Programa de Monitoria

Estão sendo oferecidas 474 bolsas no valor de R$ 250

A Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), através da Coordenação de Programas e Estágios, abriu nesta terça, 9, as inscrições no Programa de Monitoria 2010. O programa envolve o corpo docente da UFCG, através do qual a universidade visa selecionar projetos que contribuam para a melhoria da qualidade dos cursos da instituição.

Modalidades

O programa está dividido em duas modalidades, a primeira oferece 38 bolsas para o ano letivo de 2010 para projetos direcionados, exclusivamente, aos cursos ligados a área de licenciatura. Nesse caso, os projetos deverão incorporar princípios, integrando ensino/pesquisa/extensão, unidade, teoria e prática, e o trabalho coletivo interdisciplinar; contribuir para a construção, consolidação e avaliação do Projeto Pedagógico dos cursos de Licenciatura; envolver a parceria com os sistemas públicos (Estadual e Municipal) de ensino, a fim de articular os cursos de Licenciatura da UFCG e os docentes das Escolas Públicas e apresentar algum caráter inovador.

Veja aqui a convocatória da Monitoria Pró-licenciatura.

A segunda modalidade do Programa de Monitoria dispõe de 436 bolsas para o ano letivo de 2010 para os demais cursos existentes na instituição. O objetivo é possibilitar o desenvolvimento de novas metodologias e experiências pedagógicas; criar condições de aprofundamento teórico-metodológico e o desenvolvimento de habilidades relacionadas à atividade docente.

Veja aqui a convocatória.

Segundo a coordenadora de Programas e Estágios, Betânia Oliveira, o programa ainda promove a cooperação acadêmica entre discentes e docentes, “propiciando ao aluno de graduação a possibilidade de otimizar seu potencial didático-pedagógico e acadêmico”.

O valor da bolsa é de R$ 250 mensais, sendo de quatro meses (março, abril, maio e junho) para o período letivo 2010.1 e quatro meses (agosto, setembro, outubro e novembro) para o período letivo 2010.2.

Inscrições

Os projetos deverão ser escritos pelos professores e vinculados aos Centros correspondentes de cada curso. As inscrições podem ser efetuadas na Pró-Reitoria de Ensino (Coordenação de Programas e Estágios) no período de 9 a 22 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. A divulgação dos trabalhos selecionados está prevista da o próximo dia 24 e o início das atividades para o dia 10 de março.

A elaboração dos projetos precisa obedecer aos seguintes itens: título; identificação do Centro proponente; identificação do responsável pela administração do projeto; nome do coordenador do projeto, telefones e e-mail para contato; nome do professor ou professores orientadores; indicação da(s) disciplina ou área(s) da graduação à(s) qual(is) os monitores estarão vinculados; número de alunos a serem atendidos pelo projeto de ensino; introdução; justificativa; objetivos gerais e específicos; plano de trabalho dos alunos-monitores e professores-orientadores, especificando as atividades a serem desenvolvidas; indicação das formas de avaliação e acompanhamento do projeto e dos monitores atendidos.

Os trabalhos precisam ser aprovados pelos Colegiados dos Cursos envolvidos e ter a ciência do (a) Coordenador Administrativo no qual está lotado o (a) Coordenador (a) do projeto. A seleção dos mesmos será realizada pelo Comitê Assessor de Graduação correspondente a modalidade do Programa de Monitoria escolhido.

(Aluska Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 10/02/2010