Mais de 300 alunos colam grau na UFCG

Participaram da solenidade graduados das mais diversas áreas do conhecimento

Temas como o desafio dos novos profissionais na busca pelo desenvolvimento sustentável, responsabilidade nos afazeres do oficio e a expansão da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) ao longo dos anos, marcaram o tom dos discursos proferidos no último sábado, 6, na cerimônia de Colação de Grau das turmas concluintes do Período 2009.2, do campus de Campina Grande.

O evento que foi realizado no Centro de Convenções Raymundo Asfora, no Garden Hotel, contou com a presença de 316 graduados de 20 cursos da UFCG das mais diversas áreas do conhecimento, professores e integrantes da administração da universidade.

A solenidade foi aberta com a apresentação do coral Coro Em Canto, da UFCG, sob regência do maestro Lemuel Guerra. Em seguida, foi passada a palavra ao professor aposentado Francisco de Assis Bandeira que apresentou o Paraninfo Geral, o professor Paulo Guimarães Pereira dos Santos, do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), ressaltando sua contribuição acadêmica ao longo dos 30 anos de serviços prestados à UFCG.

Em seu pronunciamento, o professor Paulo Guimarães destacou a evolução da UFCG em todas as áreas do saber, a excelência acadêmica na formação de recursos humanos e enfatizou o desafio que os novos profissionais têm em alinhar o desenvolvimento ao comprometimento social e a sustentabilidade do meio ambiente. “Antes, o profissional tinha que ser sempre o melhor e superar nova metas. Hoje, além desses desafios, o profissional de cada área de atuação deve ser também socialmente responsável e procurar maneiras de preservar o meio ambiente”, disse.

A oradora das turmas concluintes foi a formanda Danyelly Gomes Silva, do curso de Medicina, que proferiu o discurso escrito pelo formando José de Arimatéia Batista Araújo Filho, concluinte do mesmo curso. No discurso, foi exaltada a importância da UFCG na formação de profissionais qualificados, o desafio e as responsabilidades no cumprimento do ofício e o papel dos novos graduados como agente da transformação social.

Premiação

Como parte da solenidade de Colação de Grau, o prêmio Átila Almeida é concedido todos os anos aos dois concluintes dos centros tecnológicos de Campina Grande (CCT, CEEI e CTRN) com melhor desempenho acadêmico no período letivo. Este ano, o prêmio teve como primeiro e segundo colocados os estudantes Tiago Souza Santos, do curso de Ciências da Computação, e Bruno Sérgio Vasconcelos de Araújo, da Licenciatura em Matemática.

No CCBS, o prêmio Joaquim Amorim Neto ficou com o aluno Francisco de Sá Cavalcante Neto, do curso de Medicina.

Encerramento

Presidindo a solenidade, o pró-reitor de ensino Vicemário Simões, encerrou a cerimônia apresentando os indicadores de evolução da UFCG ,que entre 2004 e 2010 aumentou o número de campi, cursos e vagas oferecidos pela instituição, como também elevou o número de docentes, formandos e o corpo técnico-administrativo.

(Gloriquele Mendes - Ascom/UFCG)

Data: 09/02/2010