Carta Programa para eleição da Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais, do Centro de Ciências e Tecnologia, da Universidade Federal de Campina Grande

Candidatos

Coordenador Administrativo: Crislene Rodrigues Da Silva Morais
Coordenador de Graduação: Reginaldo Severo Macedo
Coordenador de Pós-Graduação: Tomas Jeferson Alves De Melo
Coordenador de Pesquisa e Extensao: Hélio De Lucena Lira

Chapa: Unidade em Ação

Tendo em vista a implantação de uma nova estrutura de gestão acadêmica, nos propomos a realizar um trabalho solidário, visando o crescimento de todos que fazem a Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais.

Diretrizes gerais

Como candidata à Coordenação Administrativa da UAEMa, pretendo:

• Atualizar as informações (folder, site, etc.) relativas à unidade acadêmica de Engenharia de Materiais, com o intuito de melhor divulgar nossos cursos e nossa universidade.
  • Buscar a otimização do uso e manutenção dos laboratórios da UAEMa, juntamente com os professores, alunos e servidores técnico-administrativo.
    Incentivar a participação dos docentes e discentes em eventos técnico-científicos com publicação de trabalhos em periódicos de circulação nacional e internacional, bem como a capacitação dos nossos servidores.
  • Gerir de forma transparente e solidária os recursos que serão destinados à Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais.
  • Ampliar os laboratórios da UAEMa, bem como buscar ações no sentido juntar em um só espaço físico, visando melhorar as condições de trabalho e acompanhamento das atividades de pesquisa.
  • Promover uma melhor integração entre os docentes, técnicos administrativos e discentes, visando proporcionar uma maior sinergia na troca de conhecimentos.
  • Melhorar as condições ambientais de trabalho dos docentes e técnicos administrativos.

Como candidato à Coordenação de Graduação da UAEMa, pretendo:

• Realizar ampla divulgação do curso de graduação, junto às escolas de ensino médio, visando atrair alunos para o processo seletivo seriado (vestibular).
  • Incentivar a participação dos alunos em atividades de ensino (monitoria), pesquisa e extensão, visando uma formação mais completa para o futuro Engenheiro de Materiais.
  • Orientar e conscientizar os alunos para importância do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).
  • Incentivar e buscar estágios para nossos alunos nas indústrias.
    Implantar a matrícula via Web.
  • Construir e implantar o Projeto Político Pedagógico, bem como a reforma curricular do Curso de Graduação em Engenharia de Materiais.
  • Viabilizar visitas técnicas as indústrias, visando uma melhor formação aos nossos alunos.

Como candidato à Coordenação do Programa de Pós-Graduação da UAEMa, pretendo:

• Gerar condições para melhorar o conceito do curso de mestrado, através dos seguintes meios: incentivando à publicação em periódicos reconhecidos pelo QUALIS/CAPES; criando condições para que as defesas de dissertação sejam dentro do prazo de 24 meses; incentivando convênios com outras instituições, preferencialmente internacionais; incentivando o corpo docente permanente e o corpo discente para que sejam sempre atuantes e produtivos;
  • Viabilizar a instalação no laboratório de uma sala de estudos para os alunos de mestrado;
  • Promover a divulgação do curso por meio de folder e home-page atualizados;
  • Incentivar e auxiliar na criação do curso de doutorado no PPG-CEMat.

Como candidato à Coordenação de Pesquisa e Extensão da UAEMa, pretendo:

• Apoiar e incentivar os professores/pesquisadores da UAEMa na elaboração de projetos de pesquisa e extensão.
  • Acompanhar e enquadrar as atividades de pesquisa e extensão da UAEMa de acordo com critérios da UFCG.
  • Atualizar as informações referentes à pesquisa e extensão da UAEMa.
    Coordenar os processos de seleção de candidatos a bolsas de programas institucionais de pesquisa e extensão.
  • Auxiliar na elaboração de planos e relatórios da UAEMa.

Data: 22/02/2006