Licenciatura Indígena da UFCG realiza atividades no campus de Campina Grande

Na próxima sexta, 5, acontecem exposição de artesanato e celebração ritual

Os 48 alunos do curso de licenciatura Intercultural Indígena (Prolind) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) estão realizando atividades acadêmicas no campus de Campina Grande, concluindo o primeiro módulo - iniciado em setembro do ano passado. Quinzenalmente, os professores se deslocaram à Baia da Traição, município do litoral paraibano, para ministrar aulas de diversas áreas de conhecimento.

Língua Portuguesa, Informática, História, psicologia, Antropologia entre outras disciplinas foram ministradas de forma intercultural, valorizando os aspectos indígenas. "Respeitando sua cultura e não despejando conhecimentos cartesianos", disse a professora Juciene Ricarte Apolinário, ao destacar a importância para a UFCG dessa licenciatura “revolucionária” que permite a universidade sair dos seus muros e trabalhar com o diferente.

Na próxima sexta-feira, 5, na Unidade Acadêmica de Arte e Mídia do Centro de Humanidade, trabalharão práticas interculturais no Brasil, como aspectos diferenciais e similares na alimentação, artesanato, Música e religiosidade. Das 8 às 12 horas, será montada uma mostra artesanal e, possivelmente, apresentarão o ritual do Toré – celebração de integração entre os seus sentimentos e a natureza, na busca da conexão com a energia divina. Entre os alunos, o chefe-geral das tribos potiguaras Antônio pessoa, o Caboclinho.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)

Data: 02/02/2010