UFCG desenvolverá sistema de informações para o Tribunal de Contas

Assinatura do convênio acontecerá nessa segunda, às 10 horas

O reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Thompson Mariz, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCEPB), Nominando Diniz, estarão assinando na próxima segunda-feira, 1º, um convênio para o desenvolvimento de um sistema de informações geográficas com acesso via internet para o acompanhamento de obras públicas no estado da Paraíba. A cerimônia acontecerá na Reitoria, às 10 horas.

A ser desenvolvido pelo Laboratório de Sistemas de Informação do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI), o sistema permitirá que sejam armazenadas e exibidas imagens de satélite das obras e a integração com o Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres) do tribunal, que contempla toda a parte relativa aos dados das obras públicas.

O sistema disporá de um canal de comunicação com o cidadão que propiciará um mecanismo de oferta de  denúncia de irregularidades detectadas nas obras públicas, através de submissão via sistema de fotos, vídeos, textos e outros elementos.

Segundo o professor Cláudio de Souza Baptista, coordenador do projeto, o sistema deverá ser desenvolvido até o final de agosto próximo. A equipe de pesquisadores também contará com a participação do professor Anselmo  Cardoso de Paiva, dois analistas de sistemas com mestrado em Computação, quatro bolsistas de graduação e um aluno do doutorado.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)

Data: 29/01/2010