Pré-Vestibular da UFCG conseguiu aprovar cerca de 40% de seus alunos

Inscrições para 2010 serão realizadas de 8 a 12 de fevereiro na Biblioteca Central

Dos 350 alunos matriculados no Programa Pré-Vestibular Solidário (PVS) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em 2009, no campus de Campina Grande, 128 foram aprovados em vestibulares realizados no final do ano passado em várias instituições públicas e privadas da Paraíba.

O índice, segundo o pró-reitor de Pesquisa e Extensão em exercício, José Luiz Ferreira, foi considerado excelente e confirmou o comprometimento da coordenação do programa com o ensino, bem como a qualidade dos professores envolvidos.

O curso é tão bem organizado e estruturado que vai servir de modelo para outros cursinhos pré-vestibulares da cidade, públicos e privados, possam conquistar o direito ao passe estudantil Vale Mais. Durante reunião na última terça, 26, na sede do Procon Municipal, os representantes do Sitrans elogiaram o PSV e alegaram que só aceitariam a venda de passes para estudantes de outros cursinhos, caso se adequassem às normas do programa desenvolvido na UFCG. Entre elas, a frequência em sala de aula de mais 75%.

Para o coordenador do PVS/UFCG, Paulo de Andrade Medeiros, a decisão do Sitrans, junto com o Procon e outras entidades representativas dos estudantes e direitos do consumidor, foi mais do que justa. Ele revela que a procura pelo cursinho vem crescendo a cada ano, refletindo o bom trabalho prestado. O programa completa este ano uma década de sucesso e muito empenho. “Só no ano passado, tivemos mais de 1.400 inscritos”, declarou.

Como o cursinho só oferece 350 vagas, a seleção dos alunos é feita mediante sorteio. Os estudantes são divididos em sete turmas, cada uma com 10 disciplinas. As aulas acontecem à noite no Bloco CA. Os professores, todos voluntários, são estudantes de diversas graduações da UFCG e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Medeiros enfatiza que a maior virtude para quem participa do programa é contribuir para o bom aprendizado dos alunos, em sua maioria carentes, ajudando-os a se preparar para o futuro. “Além dessa ajuda aos alunos, os estudantes-professores aproveitam o espaço para começar a desenvolver suas funções como docentes. O programa é uma grande escola para todos”, diz.

Seleção 2010

As inscrições para a seleção o PSV 2010 serão efetuadas no período de 8 a 12 de fevereiro na Biblioteca Central da UFCG, no horário das 8h às 11h30min e das 14h às 17h30min. Os candidatos serão selecionados através de sorteio a ser realizado no dia 20 de fevereiro, às 14h30min, no ginásio de Esporte da UFCG. A lista dos selecionados será divulgada na página da UFCG e na Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex).

Os candidatos selecionados deverão confirmar matricula no período de 22 a 26 de fevereiro no Bloco CA, 1º andar, no Centro de Ciências e Tecnologia (CCT). Poderão participar como professores do PVS, alunos de graduação e de pós-graduação, bem como professores graduados na UFCG e UEPB. Os professores do quadro permanente do PVS e os novos inscritos participarão de uma reunião no dia 20 de fevereiro, às 19min30min, também no Bloco CA.

Aulas serão iniciadas no dia 15 de março de 2010, no Centro de Extensão, às 19h. O PVS destina-se a alunos que tenham concluído o Ensino Médio em escolas públicas e alunos de escolas privadas, desde que tenham sido bolsista.

Informações pelo fone 3310-1296.

Veja Edital de Inscrição

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 28/01/2010