Empossados os novos diretores da UFCG

O reitor Aloísio Teixeira, da UFRJ, foi o convidado especial da cerimônia

“A Universidade Federal de Campina Grande está de parabéns pela excelente produção acadêmica em suas mais variadas áreas de atuação, em especial, na área tecnológica, reconhecida nacionalmente como uma das mais importantes do Brasil”, disse o reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Aloísio Teixeira, durante a solenidade de posse dos diretores e vice-diretores dos dez centros da UFCG, na tarde desta terça-feira, 29.

O convidado especial para o evento destacou ainda a importância de inúmeros trabalhos e projetos de pesquisas desenvolvidos na UFCG, para a sociedade acadêmica e a população geral, ressaltando o aproveitamento dessas tecnologias por parte da comunidade brasileira e até mesmo internacional. Teixeira aproveitou a ocasião para elogiar o reitor da UFCG, Thompson Mariz, por todo o trabalho realizado frente à instituição.

“Não posso deixar de ressaltar a importância de Mariz nas discussões nacionais sobre o desenvolvimento e as mudanças no sistema universitário brasileiro, especialmente, se tratando da expansão”, comentou, logo após citar suas visitas aos campi do interior, durante esta semana, para acompanhar o crescimento da UFCG, desde a sua criação, em 2002. Ele ainda lembrou da relação importante entre a ciência e Campina Grande, cidade considerada pólo tecnológico em todo o Brasil.

Após agradecer a Aloísio Teixeira, o reitor Thompson Mariz fez uma breve explanação sobre a responsabilidade de cada novo diretor e vice para manter o crescimento da instituição. Mariz apontou dados estatísticos confirmando o progresso obtido pela UFCG desde sua criação, há 7 anos, como por exemplo, o número de professores, que subiu de 750 para 1.395; a quantidade de cursos de graduação, que passou de 28 para 67; o número de mestrado e doutorado, que respectivamente, passaram de 7 e 3 para 22 e 12.

O professor Bráulio Maia, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), falou em nome dos diretores e vices e garantiu que o compromisso com a Universidade será primordial para o grupo e enfatizou que todos estão dispostos a oferecer o melhor de si, em cada área, em benefício do progresso de toda a instituição.

“Entre nossas metas estão a implantação e o desenvolvimento de projetos e pesquisas que possam trazer ainda mais reconhecimento para a UFCG, além de melhor servir a comunidade”, declarou.

A assinatura dos termos de posse foi realizada em sessão extraordinária do Colegiado Pleno do Conselho Universitário, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega. Foram empossados os professores Paulo de Freitas e Ronaldo Lira, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS); Bráulio Maia e Ricardo Cabral, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT); Wellington Mota e Camilo de Lélis, do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI); João Queiroz e Ademir Montes, do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN); e, do Centro de Humanidade (CH), Rosilene Montenegro e Luciênio Teixeira, do campus de Campina Grande.

Tomaram posse ainda Ramilton Marinho e Justino Filho, do Centro de Educação e Saúde (CES), campus de Cuité; Joaquim Alencar e Maria Marques, do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS), em Sousa; Roberto Cleiton e Lauter Souto, do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar (CCTA), em Pombal; Cesário de Almeida e Osmar Silva, do Centro de Formação de Professores (CFP), em Cajazeiras; e, no campus de Patos, Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR), Paulo Bastos e Marcílio Pontes.

(Rosangela Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 29/12/2009