Paraibanos ganham ouro na OBMEP 2009

Este foi o melhor desempenho do estado na competição

Na V Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) realizada em 2009, cuja lista de premiados foi divulgada no dia 14/12/2009, a Paraíba conquistou 3 medalhas de ouro, 2 medalhas de prata, 17 medalhas de bronze e 230 menções honrosas. Foi o melhor desempenho da Paraíba nessa competição, aparecendo no 14º lugar no ranking nacional em número de medalhas de ouro na mesma competição.

Os estudantes paraibanos contemplados com medalhas de ouro foram: Francimário Souto Medeiros, Manoel Ilton Sarmento Neto e Joeverton de Oliveira Maia. Os dois primeiros são da região do sertão, das cidades de Várzea e Lastro, respectivamente, enquanto o último é de João Pessoa.

As provas foram realizadas em duas etapas nos meses de agosto e outubro passados, e contaram com a participação de mais de 19 milhões de alunos inscritos de 43.854 escolas brasileiras. Na Paraíba, foram 397.522 alunos inscritos de 905 escolas espalhadas por todas as regiões paraibanas. Somente podem participar da OBMEP os estudantes matriculados em escolas públicas municipais, estaduais e federais. As provas da OBMEP são divididas em três níveis: nível 1 – para alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental, nível 2 – para alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental, e nível 3 – para alunos da 1ª a 3ª séries do ensino médio.

Na Paraíba, o estudante com melhor desempenho nacional foi Francimário Souto Medeiros, de 16 anos, que cursou a 3ª série do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Odilon de Figueiredo, conseguindo a 52ª posição. Ele também levou medalha de ouro na XXII Olimpíada Campinense de Matemática, tendo conquistado o maior número de acertos de todos os estudantes do seu nível. O mesmo foi premiado em todas as edições da OBMEP (2005 a 2009), tendo conquistado 2 menções honrosas, 1 medalha de bronze, 1 medalha de prata e, por fim, a medalha de ouro.

A OBMEP é a maior olimpíada de matemática do mundo e abrange 99,1% dos municípios brasileiros. Todos os ganhadores de medalhas da OBMEP 2009 que não tenham concluído o ensino médio serão contemplados também com uma Bolsa de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com duração de 1 ano, como também passam a receber aulas de matemática nos seus respectivos estados pelo mesmo período.

A OBMEP é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, da Sociedade Brasileira de Matemática, do Ministério da Ciência e Tecnologia, e do Ministério da Educação, com apoio do CNPq.

Apenas 100 estudantes de cada nível foram agraciados com medalhas de ouro na OBMEP 2009, o que valoriza ainda mais as conquistas dos jovens estudantes paraibanos.

Uma medalha olímpica abre porta simbólica e também porta de verdade. As medalhas de ouro conquistadas pelos jovens estudantes paraibanos podem servir como autoestima e consciência para milhares de crianças e jovens que também estudam em escolas públicas brasileiras.

(Coordenação regional da OBMEP)

Data: 21/12/2009