Conselho Superior da Capes aprova orçamento de R$ 2,6 bilhões para 2010

Órgão cria Grupo Assessor da Universidade Aberta do Brasil (UAB)

A última reunião do Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) de 2009 foi realizada na quarta-feira, 16, em  Brasília. O encontro foi marcado por um balanço das atividades da Capes ao longo do ano, assim como a aprovação do orçamento da fundação em 2010, de R$ 2,6 bilhões.

Para o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, o crescimento advindo dos novos desafios assumidos pela Capes desde 2008 vem com muitas responsabilidades. "A reunião de hoje está centrada na gestão da Nova Capes, porque a instituição cresceu muito nesses últimos anos e devemos apresentar resultados à altura do rigor dos órgãos de controle do governo", afirmou.

Outra novidade aprovada pelo Conselho Superior é a formação de um Grupo Assessor da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Para o diretor de Educação a Distância da Capes, Celso Costa, o grupo assessor fecha uma pirâmide de informação da UAB, cuja base é formada pelos fóruns de áreas, os estaduais e o nacional. Entre as atribuições deste novo comitê estariam assessorar a direção na implementação de novos polos, na formulação de editais, de políticas, de procedimentos internos.

Hoje já existem outros conselhos e grupos assessores em funcionamento na Capes. Entre eles, o Grupo Assessor Especial (GAE) da Diretoria de Relções Internacionais, o Conselho Editorial da Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG) e o comitê do Portal de Periódicos.

Conselho

O Conselho Superior é o responsável em aprovar o relatório anual das atividades da Capes e a execução orçamentária da fundação. Além disso, é o Conselho que estabelece prioridades e linhas gerais orientadoras das atividades da coordenação. O grupo ainda aprecia a proposta do Plano Nacional de Pós-Graduação e os critérios, prioridades e procedimentos para a concessão de bolsas de estudos e auxílios.

Questões referentes a alterações do Estatuto e do Regimento Interno da Capes também são de responsabilidade do Conselho e também foram abordadas neste último encontro do ano.

(Assessoria de Imprensa da Capes)

Data: 17/12/2009