Alunos estrangeiros da UFCG podem se inscrever até segunda para seleção de bolsistas

Promisaes concede auxílio financeiro no valor de um salário mínimo mensal por 12 meses

A Coordenadoria de Programas e Estágios da UFCG informa que estão abertas, até a próxima segunda-feira, dia 21, as inscrições de estudantes para seleção de bolsas de estudo do Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes). O projeto, da Secretaria de Ensino Superior do MEC, visa conceder auxílio financeiro no valor de um salário mínimo mensal, por 12 meses, de janeiro a dezembro de 2010, para alunos estrangeiros participantes do Programa Estudantes Convênio-Graduação (PEC-G).

“O Promisaes tem por objetivo fomentar a cooperação técnico-científica e cultural entre os países com os quais o Brasil mantém acordos – em especial os africanos -  nas áreas de educação e cultura,  consolidando uma política de intercâmbio que promova maior integração entre o Brasil e os países em desenvolvimento” explica a coordenadora Betânia de Oliveira.

Para concorrer ao Promisaes, o estudante, além de estar matriculado em Instituição Federal de Ensino Superior, deve ter bom desempenho acadêmico, de acordo com as exigências da universidade em que estuda.

Os interessados devem preencher os formulários sócio-econômico e enviá-los assinados, em arquivo PDF, para o endereço cpe.prg@reitoria.ufcg.edu.br. A documentação também deve ser enviada, obrigatoriamente, em arquivo PDF.

Veja aqui o edital. Os formulários podem ser acessados na seção Comunicações, na página da UFCG.

Outras informações podem ser obtidas pelo fone (83) 3310.1353.

Milton Santos

Milton Santos nasceu em Brotas de Macaúbas, no interior da Bahia, em 1926. Os pais, professores primários, o  alfabetizaram em casa. Aos 8 anos, já havia concluído o equivalente ao curso primário. Neto de escravos por parte de pai, foi incentivado a estudar sempre e muito.

Em Salvador, custeava suas aulas no colégio lecionando Geografia na própria escola aos alunos do que seria atualmente o ensino médio. Depois, incentivado por um tio advogado, cursou Direito. Diplomado, não chegou a exercer a profissão; prestou concurso público para professor secundário e foi lecionar Geografia em Ilhéus. Iniciou, então, carreira repleta de desafios, não raro impostos pela sua condição de negro. Rodou o mundo, estudando e lecionando, numa trajetória impressionante. Aprendeu e ensinou na Europa, Américas e África.

Milton Santos escreveu mais de quarenta livros em diversas línguas, sua obra é uma referência para todos aqueles que  pretendem compreender de maneira crítica o mundo atual.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 15/12/2009