UFCG firma convênio com Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão

Um convênio entre a UFCG e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - Fapema, será uma importante porta de entrada para a inclusão de estudantes maranhenses em programas de doutorado da UFCG e vai fortalecer os já existentes nas universidades daquele Estado.

Os primeiros detalhes da parceria foram acertados no último dia 17 entre o presidente da fundação, Sofiane Labidi, e o professor Raimundo Freire, da Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica, do Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI, da UFCG.

Através deste acordo entre as duas instituições, serão disponibilizadas, inicialmente, oito vagas para os programas de doutorado nas áreas de Engenharia Elétrica e Ciências da Computação (quatro para cada um). A Fapema fará a concessão de bolsas de doutorado e dará suporte no deslocamento dos estudantes e pesquisadores até Campina Grande.

Labidi avalia este convênio como uma grande oportunidade para as pessoas que desejam fazer um doutorado, mas não podem ir para outros Estados. “Com essa parceria, inicialmente nessas duas áreas, esses alunos poderão fazer doutorado aqui no Maranhão, o que envolve menos custos e mais flexibilidade quanto aos seus trabalhos”, explica.

Ele também destacou a importância desta parceria para o fortalecimento dos programas de pós-graduação do Estado.

“Hoje, no Maranhão, temos 15 programas de pós-graduação, mas apenas um de doutorado. A Capes está cada vez mais rigorosa quanto à criação de novos cursos de doutorado. Para fortalecer os programas existentes e consolidar os pedidos de novos programas, é importante este tipo de parceria”.

Há também a possibilidade do uso da já reconhecida plataforma da Universidade Virtual do Maranhão para facilitar a comunicação entre os professores orientadores, em Campina Grande, e os co-orientadores e estudantes, em São Luis - o que representa mais uma grande redução de gastos que estes últimos poderiam ter com viagens e estadia.

Freire, que integra o programa de doutorado em Engenharia Elétrica da UFCG, ressaltou que este intercâmbio já vem acontecendo informalmente. “Porém, com a formalização e o apoio da Fapema, vai facilitar vários aspectos, incluindo o deslocamento”.

Ambos os programas (Engenharia Elétrica e Ciências da Computação) de doutorado da UFCG possuem conceito 5 na Capes. “A Capes está estimulando que os programas já consolidados ajudem os programas em fase de consolidação; e aqui há o interesse de criar um doutorado, o que é muito importante”, afirmou Freire.

“Além disso, a troca de experiências entre as universidades dos dois Estados é muito saudável. Acho excelente, e a minha área, que é Engenharia Elétrica, só tem a ganhar”, finaliza.

(O texto de Adriana de Sá, da assessoria de comunicação da Fapema, recebeu modificações no título e no primeiro e no segundo parágrafos, onde foram acrescentados alguns dados para enriquecer a matéria).

Data: 23/02/2006