topo_cabecalho
Edital investe R$ 12 milhões na formação de recursos humanos em etanol e biodiesel

O Edital 046/2009, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), recebe inscrições até 28 de janeiro


Serão investidos R$ 12 milhões oriundos do Fundo Setorial de Energia (CT-Energ) e do Fundo Setorial de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (CT-Petro), em duas linhas de pesquisas, uma para o etanol e outra para o biodiesel. Cada uma receberá 50% dos recursos globais. Parcela mínima de 40% dos valores será destinada a projetos coordenados por pesquisadores vinculados a instituições sediadas nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste.

O proponente deve possuir título de doutor, currículo cadastrado na Plataforma Lattes, vínculo formal com a instituição de execução do projeto e ser credenciado como orientador do programa de pós-graduação no qual o aluno a ser indicado esteja formalmente matriculado, no caso de propostas com solicitações de bolsas de mestrado ou doutorado.

As inscrições devem ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente por meio do Formulário de Propostas On-line, disponível na Plataforma Carlos Chagas.

A divulgação dos resultados no Diário Oficial da União e na página do CNPq esta prevista para março de 2010. Para saber mais consulte o edital em http://www.cnpq.br/editais/ct/2009/046.htm


(Assessoria de Comunicação Social do CNPq)


Data: 10/12/2009