UFCG sediará Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos em julho

A UFCG vai sediar o Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE 2006, no período de 17 a 19 de julho, e todas as atividades serão realizadas no Centro de Convenções Raymundo Asfóra, em Campina Grande - PB. A coordenação-geral do Simpósio é do professor Edson Guedes da Costa, e a vice-coordenação, do professor Washington Luiz de Araújo Neves, ambos do Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI, da UFCG. O Simpósio será um fórum para o intercambio de informações científicas e tecnológicas na Área de Sistemas Elétricos (Sistemas de Potência e Alta Tensão) promovendo a integração entre universidades, centros de pesquisas, empresas do setor elétrico e fabricantes de equipamentos.

O público participante terá palestras, trabalhos científicos, mesas redondas e exposições, além de conferências proferidas por profissionais qualificados de várias partes do Brasil.

Dentre os temas a serem apresentados, os organizadores esperam levar ao conhecimento dos participantes o que existe de mais atual nesta área do conhecimento, a exemplo dos seguintes assuntos: Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica; Aplicações Industriais da Alta Tensão; Simulação e Modelagem de Equipamentos e Sistemas Elétricos; Monitoramento e Diagnóstico de Equipamentos Elétricos; Diagnóstico de Faltas em Sistemas Elétricos;
Proteção e Automação de Sistemas Elétricos; Técnicas de Ensaio e Medição em Alta Tensão; Normalização; A Formação e o Mercado de Trabalho do Engenheiro; Subestação e Equipamentos; Mercado de Energia; Reestruturação e Modelo do Setor Elétrico; Qualidade de Energia; FACTS; Geração Distribuída; Fontes Renováveis de Energia; Técnicas de Otimização e Inteligência Artificial Aplicados a Sistemas Elétricos.

Público Alvo

Poderão participar do Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos, profissionais atuantes nas áreas de Sistemas Elétricos ligados a empresas ou instituições públicas ou privadas dos setores produtivos e acadêmicos, além de alunos de graduação e pós-graduação "stricto-sensu", com atividades nessas áreas do conhecimento. O coordenador do evento, professor Edson Guedes, reforça a importância de reunir esses profissionais, ao afirmar que “o Simpósio pretende reunir os principais profissionais do setor, representando as diversas empresas de energia elétrica, engenharia, consultoria, centros de pesquisa e universidades, fabricantes de equipamentos e outras instituições correlatas, do País e exterior.

Histórico

O SBSE 2006 - Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos tem sua origem nos Encontros dos Grupos de Sistemas Elétricos (EGSE), com abrangência regional, e vem suprir a lacuna deixada pela não continuidade da realização do ENEAT. Assim, o SBSE 2006 incorporará as necessidades de intercambio técnico-científico nas áreas de Sistemas Elétricos e Alta tensão. Para isto o Simpósio agrega as propostas apresentadas nos EGSE e nas três versões do ENEAT.

O III Encontro Nacional de Engenharia de Alta Tensão (III ENEAT) teve o objetivo de congregar os profissionais atuantes na área de Alta Tensão, tendo sido realizado em Campina Grande e suportado pela UFCG, então UFPB. O III ENEAT contou com a participação de 240 inscritos, de todas as regiões do Brasil, além de contar com a participação de renomados pesquisadores mundiais, como, professor Dr. Kurt Feser (Universidade de Stuttgart - Alemanha), professor Dr. Hermann Dommel (Universidade de British Columbia - Canadá), professor Dr. K. D. Srivastava e Dr. John Kuffel (Ontario Power Generation - Canadá).

Conheça os professores que organizam o Simpósio:

Coordenação Técnica: Benemar Alencar de Souza (UFCG), Coordenação Administrativa, Núbia Silva Dantas Brito (UFCG), Coordenação Financeira: Damásio Fernandes Júnior (UFCG), Coordenação de Divulgação: Estácio Tavares Wanderley Neto (UFCG), Max Gleison Gonçalves Neri (UFCG): Comitê Organizador: Alécio Barreto Fernandes (ONS), Antonio Marcus Nogueira de Lima (UFCG), José Julio de Almeida Lins Leitão (CHESF), José Maurício de Barros Bezerra (UFPE), José Pissolato Filho (Unicamp), Kleber Melo e Silva (UFCG), Manoel Firmino de Medeiros Júnior (UFRN), Sreeramulu Raghuram Naidu (UFCG), Tarso Vilela Ferreira (UFCG), Wallace do Couto Boaventura (UFMF), Wellington Santos Mota (UFCG), Comitê Técnico Externo: Antônio Carlos Delaiba (UFU), Denis Coury (EESC/USP), Djalma M. Falcão (Coppe/UFRJ), Fernando Rodrigues Alves (CHESF), Jorge Luiz de Franco (Franco Engenharia LTDA.), Jorge Miguel Ordacgi Filho (ONS), José Antonio Jardini (USP), José Carlos de Oliveira (UFU), José Roberto Cardoso (USP), Manoel Afonso de Carvalho Júnior (UFPE), Manuel Luis Barreira Martinez (EFEI), Marcelo Jose de Albuquerque Maia (CHESF), Maria Cristina Tavares (Unicamp), Nelson Kagan (USP), Petronio Vieira Junior (UFPA).

Data: 02/06/2006