Agentes levarão inovação para 1,4 mil empresas da Paraíba

Projeto Agentes Locais de Inovação, realizado pelo Sebrae em pareceria com diversos estados e que visa à prestação de consultoria a segmentos empresariais, chega à Paraíba

O auditório do Centro de Educação Empreendedora, do Sebrae-PB, ficou lotado na noite desta terça-feira, 1º de dezembro, para o lançamento do projeto Agentes Locais de Inovação (ALI), que tem como meta aumentar o nível de competitividade de 1,4 mil empresas de oito segmentos empresariais da Paraíba.

Foi com a representação teatral de um grupo de cangaceiros que migraram para a capital que os Agentes Locais de Inovação, formados pelo projeto do Sebrae em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado (Fapesq), demonstraram a importância da inovação para a sobrevivência dos negócios.

O presidente da Fapesq, Michel François Fossy, participou da solenidade representando o governador José Maranhão. Na oportunidade, ele destacou o orgulho da Fapesq "em fazer parte deste time formado pelo Sebrae, pelo setor empresarial e pelos Agentes Locais de Inovação e assim contribuir para o bom desenvolvimento e sucesso deste importante projeto".

Este projeto deverá trazer grande inovação para as micro e pequenas empresas do Estado da Paraíba colaborando assim com o crescimento do Estado, ressaltou Michel Fossy.

A empresária Dalva Loureiro recebeu a visita do ALI e já aderiu ao projeto. Sua escola será uma das beneficiadas com consultorias e inovações sugeridas em diagnóstico a ser desenvolvido pelo Agente. Para a empresária é importante não apenas receber, mas promover o acesso do Agente aos processos da empresa, para que ele conheça a realidade e identifique os aspectos falhos.

"Antes de tudo é preciso transparência do empresário com o consultor, mostrar realmente como a empresa funciona para que eles possam identificar os pontos quer precisam ser melhorados" explica Dalva.

O projeto foi estruturado em seis pólos de atuação: João Pessoa, Borborema, Brejo, Médio Sertão, Alto Sertão e São Bento, abrangendo cerca de 40 municípios do Estado. Em cada pólo, novos encontros serão realizados com sindicatos e associações dos segmentos atendidos, para sensibilizar as empresas dos benefícios que o programa disponibiliza. "Estamos aptos a propor e apoiar quaisquer tipos de inovações dentro das empresas seja em produtos, marketing, processos, entre outros", afirma Talita de Albuquerque, Agente Local de Inovação.

Para o consultor sênior do Sebrae, Francisco Nunes, existe uma relação direta entre inovar e competir dentro do mercado. "Não existe ambiente favorável para empresa que não é competitiva e para ser competitiva é preciso inovar. Isso mostra o diferencial que será atribuído às empresas que participarem do projeto", informa Nunes.

O consultor acrescenta que inovação é também a chave para aumentar os lucros a partir da promoção da competitividade no mercado. Ao lado de Maria Amélia e Antônio Carolino, eles compõem a equipe de consultores que acompanharão os agentes em campo.

ALI na Paraíba

Desenvolvido pelo Sebrae Nacional a partir de um projeto piloto realizado no Paraná, os Agentes Locais de Inovação vão atender os segmentos de farmácia, lanchonetes, bares e restaurantes, construção civil, indústria de panificação, escolas do setor privado, oficinas mecânicas, têxtil e agências de viagem. Pedro Aurélio, diretor técnico do Sebrae, falou sobre a adesão da Paraíba ao programa.

"O programa vem para atender as necessidades de inovação nas empresas do Estado, acompanhando essa fase excepcional de desenvolvimento e crescimento de novos negócios", conclui Pedro Aurélio. "É uma iniciativa importante que vai aproximar o empresário do interior do estado dos processos de inovação", destacou também o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PB, Mário Borba.

Nova fase

Concluída a etapa de capacitação os Agentes Locais de Inovação passam agora para fase de atuação em campo. Serão realizadas visitas técnicas nas empresas que aderiram ao projeto no intuito de realizar um diagnóstico, com a identificação dos pontos que necessitam de inovações e apoiar o empresário na efetivação das melhorias dentro das empresas. Para participar, a empresa deverá entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae. Atualmente 38 profissionais concorrem a uma das 28 vagas para Agentes Locais de Inovação, que irão acompanhar pelo período de 24 meses um conjunto de empresas atuando em diversos segmentos empresariais.

(Com informações da Assessoria de Comunicação da Fapesq)

Data: 07/12/2009