topo_cabecalho
Professor da UFCG participa de evento científico na França

Elmar Melcher apresenta pesquisas realizadas na área de microeletrônica

 

Está acontecendo em Grenoble, na França a 18a edição do IP-Embedded Systems Conference - IP/ESC’09, evento que reúne especialistas na área de desenvolvimento de IP-Cores de todo o mundo. O IP-Cores é um componente de sistemas digitais que pode ser usado em vários sistemas diferentes, com interface bem definida e com aplicação desde sistemas de iluminação pública até processamento de imagens para TV digital.

 

O professor do Departamento de Sistemas de Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Elmar Melcher participa do evento apresentando pesquisas realizadas pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) em parceria com a UFCG na área de microeletrônica.

 

O Cetene na área de microeletrônica é representado pelo Laboratório para Integração de Circuitos e Sistemas - LINCS design house que realiza projetos de circuitos integrados digitais, IP-Cores e sistemas eletrônicos em geral. Atualmente tem suas unidades em Recife, PE e Campina Grande, PB.

 

Como única instituição brasileira a expor no IP/ESC’09 o Cetene/LINCS tem como responsabilidade levar à França as ações realizadas no País na área de microeletrônica e desenvolvimento de sistemas, além de expor demos de projetos, também apresenta trabalhos nas áreas do ipPROCESS.

 

Elmar aproveita a ocasião para mostrar aos participantes do evento um projeto que está sendo desenvolvido na UFCG dentro do programa federal Brazil IP, o Speaker Verification - SPVR ou Verificação de Identidade Vocal. Que tem como função comparar amostras de voz com um conjunto de parâmetros previamente determinados. Na prática será utilizado para dar mais segurança aos sistemas, já que farão o reconhecimento dos usuários através da voz dos mesmos e não mais através de dígitos que podem ser facilmente clonados.

 

Na edição de 2006 do IP/ESC a equipe do Brazil IP conquistou o Best IP/SOC Design Award na categoria universitária com o decodificador de vídeo MPEG4, considerado o chip mais complexo já projetado por uma instituição brasileira. Segundo a revista EE Times, publicação de destaque do setor, naquela ocasião o “Brasil entrou para o clube mundial do silicon IP”.

 

(Eufrásia Ribeiro - Assessora de Imprensa do LAD/UFCG)


Data: 02/12/2009