topo_cabecalho
Concertos sacros celebram atividades do curso de Música da UFCG

Coral Coro em Canto e a Orquestra Sivuca se apresentam nesta quarta e sexta na Igreja do Rosário

 

Marcando a consolidação das atividades do curso de graduação em Música da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o coral Coro em Canto e a Orquestra Sivuca apresentam nesta quarta, dia 2, às 20h, e na sexta, dia 4, às 19h, na Igreja do Rosário, no bairro da Prata, as obras sacras Missa Diligite, de Camargo Guarnieri, e o Credo Op. 148, de Liduíno Pitombeira, esta em sua primeira audição.

 

Os concertos envolvem a participação de 70 pessoas e a celebração, toda em latim, será presidida pelo Padre Assis, ex-reitor do Seminário de Campina Grande, e transmitida ao vivo pela TV Itararé, no dia 2, e pela Rádio Campina FM, no dia 4.

 

O evento também poderá ser acompanhado em tempo real nos sites das emissoras (http://www.tvitarare.com.br/  e www.campinafm.com.br).

 

Habilitação inédita

 

A graduação em Música da UFCG oferece a habilitação em Produção Musical, inédita em todo o país, proporcionando a formação de produtores musicais para atividades cênicas e audiovisuais.

 

“Essa habilitação capacita profissionais para o trabalho em filmes, novelas, espetáculos teatrais, desenhos sonoros, entre outras atividades que necessitam de arranjos musicais nas suas finalizações”, comenta o coordenador Carlos Alan Peres da Silva. “Posso dizer que o mercado para produtores musicais está em expansão em todo o Brasil e nós seremos a primeira, e por enquanto a única, universidade a formar pessoas nessa área”, declarou.

 

A graduação em Música da UFCG teve as primeiras 30 vagas preenchidas no Vestibular 2009. A entrada dos primeiros alunos aconteceu em agosto último, no segundo período letivo.

 

O curso tem duas modalidades: bacharelado e licenciatura. Todos os alunos terão um ano de ensino básico de música e só depois migrarão para uma dessas duas áreas. No bacharelado são cinco habilitações. Além de Produção Musical, os alunos podem optar por Prática Interpretativa, Composição, Regência e Canto.

 

Na Prática Interpretativa, os alunos terão direito a escolher qual instrumento, ou área, querem se especializar. Entre os instrumentos oferecidos para esses estudos estão: clarineta, piano, sax, viola, violão, violino, flauta e violoncelo. A habilitação ainda oferece a prática em canto.

 

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)


Data: 01/12/2009