UFCG implanta sistema de purificação de água em vila do Amapá

Sistema desenvolvido no Labdes é o primeiro, na America Latina, a tratar água doce com alto nível bacteriológico em comunidade isolada.

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) inaugura nesse sábado, 28, no Amapá, o projeto piloto do Sistema Isolado de Purificação de Água desenvolvido e coordenado pelo professor Kepler França, do Laboratório de Referência e Dessalinização (Labdes) que tem a capacidade de produzir 500 litros/hora de água potável de alta qualidade, sugada do Rio Anauerapucu e purificada de forma inovadora sem o uso de produtos químicos.

O equipamento será instalado na Escola Estadual Francisco de Oliveira Filho, na Vila de Anauerapucu, que possui 1.200 habitantes, no município de Santana, e se tornará fonte de abastecimento para múltiplos usos. “Além de matar a sede, também irá melhorar a qualidade da vida, em termos de saúde, pois a água processada é isenta de bactérias, microorganismos e coliformes fecais, por exemplo.”, disse o pesquisador.

Ao destacar o caráter técnico do sistema, purificando a água sem a adição de substâncias químicas e, consequentemente, com zero de impacto ambiental, Kepler França disse que a sua satisfação também está em beneficiar as 300 crianças matriculadas na escola. “Ao todo, se racionalizar o uso da água, serão quase mil e quinhentas pessoas, de uma forma ou de outra, beneficiadas”, considerou.

O sistema é o primeiro a tratar águas doces com alto nível bacteriológico na America Latina, atendendo a uma comunidade isolada. A sua implantação, torna o estado do Amapá pioneiro na Região Amazônica no uso dessa tecnologia.

O projeto da UFCG é desenvolvido em parceria com o governo estadual e a Agência de Desenvolvimento do Amapá. A solenidade de inauguração do sistema acontecerá às 10h.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 27/11/2009