Estudante da UFCG vence prêmio de inovação tecnológica

Trabalho de Francisco Fernando Roberto Pereira envolve materiais com  memória de forma.

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) continua conquistando prêmios com suas pesquisas, repercutindo ainda mais sua expressão nos cenários nacional e internacional. Com o projeto Aplicação de Atuadores do Tipo Arruelas Beleville de Ligas com Memória de Forma no Setor de Petróleo e Gás, o estudante do curso de Engenharia Mecânica, Francisco Fernando Roberto Pereira, foi o grande vencedor do 1º Prêmio Ciser de inovação tecnológica.

O estudo foi desenvolvido em arruelas não-convencionais, cônicas, que foram fabricadas com ligas com memória de forma, “que possuem uma importante capacidade de recuperar uma deformação plástica aparente”, explicou Fernando, ressaltando que serão utilizadas no setor de petróleo, em juntas flangeadas, aumentando a confiabilidade nesse tipo de elemento. “Elas fornecem uma pré-carga ao parafuso, através da ativação do efeito memória, evitando os inconvenientes provocados por torques”, explicou.

Orientado pelo professor Carlos José de Araújo, da Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica, o projeto faz parte do programa de iniciação científica da UFCG, desenvolvido desde o ano passado, no Laboratório Multidisciplinar de Materiais e Estruturas Ativas, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT).

Questionado sobre o patenteamento e comercialização do produto, Fernando salientou que o projeto ainda está em fase de aprimoramento da propriedade de memória de forma, seu diferencial, o que vem sendo o foco do seu novo projeto, previsto para ser concluído no segundo semestre do próximo ano. “Estamos buscando desenvolver um maior suporte às aplicações dessas arruelas”, comentou.

Ciser

Um dos maiores fabricantes de fixadores da América Latina e líder na oferta de produtos para diversos segmentos, no ano do seu cinquentenário, numa iniciativa de fomentar, valorizar e reconhecer talentos de estudantes brasileiros lançou o prêmio Ciser de Inovação Tecnológica, em parceria com as empresas Gerdau, White Martins e SAP e apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia e da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

“Dentro de um espírito empreendedor, lançamos este desafio em busca de novas tecnologias de aplicação e de processos no segmento de fixadores. Vamos descobrir nas universidades, especialmente nos cursos de engenharias e tecnologias, conhecimentos inovadores para serem implementados e ofertados aos mercados brasileiro e mundial”, expôs a direção da empresa. A premiação foi recebida nessa quinta-feira, 26, em Joinville - SC.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 27/11/2009