Núcleo de Leituras Dramáticas da UFCG se apresenta na noite desta quarta, no Sesc Centro.

O Núcleo de Leituras Dramáticas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realiza nessa quarta-feira, 25, sua primeira apresentação no Festival Atos de Teatro, no Sesc Centro, a partir das 19h. 11 participantes do grupo, em sua maioria professores e estudantes do curso de Arte e Mídia, farão uma leitura da peça O Círculo de Giz Caucasiano, do dramaturgo alemão Bertolt Brecht.

A Leitura faz parte de uma série de homenagens que estão sendo prestadas ao dramaturgo por diferentes grupos. Durante os intervalos do festival, poesias de Brecht estão sendo recitadas e, nessa quinta, 26, a professora da UFCG, Eliane Lisbôa, coordenadora do núcleo de leituras, apresentará um estudo comparativo entre o pensamento e a prática de Brecht e Augusto Boal, dramaturgo brasileiro. No mesmo dia, o diretor de teatro Márcio Marciano, do Grupo Alfenins, de João Pessoa, ministra palestra sobre Brecht e a Contemporaneidade.

O Círculo de Giz Caucasiano

Considerada uma obra-prima do teatro moderno, pelo poeta Manuel Bandeira, ao vertê-la para o português. O Círculo de Giz Caucasiano é um dos mais consagrados textos de Bertolt Brecht. Escrita entre 1944 e 1945, durante o seu exílio nos Estados Unidos, traz narrativas concêntricas com um prólogo em que um grupo de camponeses se reúne para discutir o direito à propriedade.

O espetáculo é uma encenação em tom de fábula sobre Grushe, uma empregada da corte que toma conta de uma criança abandonada pela mãe durante uma revolução palaciana e a conduz por regiões variadas, além da farsa do beberrão juiz Azdak, um dos personagens mais emblemáticas da dramaturgia de Brecht.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)

Data: 25/11/2009